Defensoria Pública atua para o fortalecimento da rede de apoio às mulheres, em Porto Grande

Reunião com insttuições municipais traçam planos de atuação conjunta.

Por Rafael Guerra
23 Jul de 2021, 3 anos atrás
Defensoria Pública atua para o fortalecimento da rede de apoio às mulheres, em Porto Grande

 

O defensor público Ricardo Carvalho reuniu, na manhã da última quinta-feira, 22, com a secretária de Assistência Social de Porto Grande, Elielma Barata, para traçar planos de atuação conjunta para o fortalecimento da rede de apoio às mulheres em situação de violência doméstica.

Também estavam na reunião a equipe de assistentes sociais do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do município, Thayelli Gomes.

Entre os pontos abordados, está a estruturação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Porto Grande, com apoio do Judiciário que vai destinar recursos do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) e Transações Penais. A Coordenadoria atua diretamente no apoio às mulheres em situação de violência doméstica.

A inclusão dos homens nos programas assistênciais também foi tratada. Para o defensor público, o objetivo é fortalecer os vínculos familiares para diminuir o índice de reincidência e romper com o ciclo da violência.

"A Defensoria Pública está trabalhando de forma ativa, unindo os agentes envolvidos na problemática, para que possamos de forma efetiva romper com o ciclo da violência. Isso envolve desde o acolhimento da mulher em situação de violência, à regularização de documentos, inclusão em programas de geração de emprego e renda, passando pelos filhos e também pelo homem que cometeu o ato de violência. Encontrando a origem do problema e trabalhando todos os envolvidos, acreditamos que é possível frear os números crescentes que envolvem esse tema tão sensível", explicou Carvalho.