Defensoria Pública é homenageada na Assembleia Legislativa do Amapá

O grande expediente aberto celebrou o Dia Nacional da Defensora e do Defensor Público e Dia da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio.

Por Rafael Guerra
18 Mai de 2021, 3 anos atrás
Defensoria Pública é homenageada na Assembleia Legislativa do Amapá

 

A sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) desta terça-feira, 18, teve um momento especial de homenagem à Defensoria Pública e às defensoras e defensores públicos, com a fala do defensor público-geral, Diogo Grunho, e da presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amapá (Adepap), defensora pública Giovanna Burgos.

O grande expediente aberto celebrou o Dia Nacional da Defensora e do Defensor Público e Dia da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio.

Grunho aproveitou o espaço para agradecer às deputadas e deputados estaduais por todo o apoio às causas da Defensoria Pública.

“Vocês plantaram uma semente em 2019, com a aprovação da lei da Defensoria Pública, que possibilitou estruturar essa instituição, que presta um serviço primordial para as pessoas mais vulneráveis”, disse.

Com a Lei Orgânica, foi possível implementar a autonomia administrativa, orçamentária e financeira e ampliar os atendimentos, garantindo a assistência integral e gratuita a mais gente.

O DPG também lembrou que a instituição não parou mesmo diante da pandemia. Com disposição e responsabilidade, entendendo que, mais do que nunca, seria imprescindível para a população, a Defensoria Pública criou o sistema de atendimento virtual, pelo WhatsApp, aplicativo presente em 98% dos celulares brasileiros, segundo pesquisa divulgada pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box, em fevereiro de 2021. Além disso, as obras seguiram e todos os prédios das comarcas dos interiores serão entregues ainda em 2021, com uma estrutura muito melhor.


“Racismo se combate em TODO lugar”

A presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amapá (Adepap), defensora pública Giovanna Burgos, usou o grande expediente para apresentar a campanha “Racismo se combate em TODO lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial no acesso a direitos e políticas públicas para pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais”, promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), com apoio do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), da Adepap e da DPE-AP.

A iniciativa visa fomentar a necessidade de equidade étnico-racial no acesso a direitos e às políticas públicas de pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais e quer provocar a sociedade, o Estado e a imprensa para que o antirracismo seja uma luta de todas e todos por meio da educação em direitos.

Para Burgos, é dever institucional da Defensoria Pública provocar críticas e apontar soluções para que aja interrupção desse ciclo, inclusive dentro dos órgãos e instituições que fazem parte do sistema de Justiça.

“Entendemos que todos precisamos assumir uma agenda antirracista, fazendo emergir do povo negro essa autoconsciência do seu valor, da sua cidadania, permitindo que aja uma participação ativa desses povos em decisões políticas importantes”, finalizou.