Defensorias Públicas do Norte se únem para criar a revista ciêntífica Arandu - Norteando Direitos

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica e Ato de criação da revista ocorreu na manhã desta quarta-feira, 17, de maneira virtual.

Por Rafael Guerra
17 Mar de 2021, 3 anos atrás
Defensorias Públicas do Norte se únem para criar a revista ciêntífica Arandu - Norteando Direitos

As Defensorias Públicas do Amapá e demais estados da região Norte anunciaram o lançamento da Revista Arandu - Norteando Direitos. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica e Ato de criação da revista ocorreu na manhã desta quarta-feira, 17, de maneira virtual e contou com a participação dos representantes das sete instituições.

Criada para promover a atualização profissional e o aperfeiçoamento técnico dos membros, servidores e estagiários, quanto a sua área de atuação e atribuições na Defensoria Pública, a revista vai divulgar produções científicas de interesse institucional local e do Norte do Brasil e fomentar o intercâmbio de informações e experiências que possam auxiliar as demais participantes do projeto.

Para o Defensor Público-Geral do Amapá, Diogo Grunho, esse projeto representa mais que uma revista. É mais um passo de fortalecimento e união da Defensoria Pública. “Esse é o momento de difundir ideias e mostrar que o atendimento e a assistência jurídica na região Norte é diferenciado e que temos muito a contribuir”, destacou.

Para o defensor público Eduardo dos Anjos, que representou o Amapá nos trabalhos de criação da Arandu, esse é mais um importante passo na consolidação da DPE-AP como instituição essencial. “A revista vai dar visibilidade à temática jurídica inerente a região norte do país, contribuindo para o debate público e com o desenvolvimento técnico-científico dos membros da instituição, refletindo em uma prestação de serviço público cada vez mais especializado e eficiente à população vulnerável do Estado do Amapá”, avalia.

Ainda sem data para a primeira edição, a publicação da Revista Arandu deverá ser anual. Ela aceitará artigos científicos e de revisão, pareceres, resenhas e papers inéditos que contribuam com a produção, difusão de conhecimento e desenvolvimento das áreas de atuação e das atribuições das Defensorias Públicas dos Estados participantes.

Estiveram presentes na solenidade as defensoras públicas-gerais do Acre, Simone Santiago; Tocantins, Estellamaris Postal; os defensores públicos-gerais do Amapá, Diogo Grunho; Pará, João Paulo Lédo; Roraima, Stélio Dener; e os subdefensores públicos-gerais do Amazonas, Thiago Rosas; e Rondônia, Diego Simão; além do defensor público do Amapá, Eduardo dos Anjos; do chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional de Roraima, Ronnie Gabriel Garcia; representante da Escola Superior do Tocantins, Téssia Gomes Carneiro; e da coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos do Acre, Juliana Marques.