DPE-AP e MP-AP inspecionam Central de Imunização de Macapá

O objetivo era verificar o armazenamento das vacinas contra Covid-19 e entender as dificuldades enfrentadas pelo município no sistema de transparência da vacinação.

Por Rafael Guerra
29 Abr de 2021, 3 anos atrás
DPE-AP e MP-AP inspecionam Central de Imunização de Macapá

Na tarde desta quinta-feira, 29, a Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP) e o Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) inspecionaram a Central de Imunização de Macapá.

A defensora pública Júlia Lordelo explicou que o principal objetivo era verificar o armazenamento das vacinas contra Covid-19, entender as dificuldades enfrentadas pelo município no sistema de transparência da vacinação e como os profissionais têm trabalhado para contorná-las.

Entre os problemas identificados, estão a falta de informatização do órgão, que chegou a fazer fichas manuais, e a falta de profissionais capacitados para alimentar o sistema.

“Foi uma visita muito positiva. Identificamos que o prédio está adequado e os refrigeradores estão todos funcionando. A prefeitura já informou que a informatização da Central de Imunização está em curso, há profissionais sendo capacitados e que, em breve, uma parceria será firmada com o Exército”, concluiu Lordelo.

Após a inspeção, houve uma reunião na sede do MP-AP, para discutir o aperfeiçoamento da imunização na capital, principalmente em relação a inserção de informações no sistema que garantam transparência, além do cumprimento do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Além da defensora pública, estavam na reunião os promotores de Justiça Fábia Nilci e Wueber Penafort, a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, a subsecretária e a coordenadora de Vigilância em Saúde, Nayma Picanço e Raquel Silva, respectivamente, e a coordenadora de imunização na capital amapaense, Monique Uchôa.