DPE-AP conhece Rede Acolhe, da Defensoria Pública do Estado do Ceará

Com planos para implementar no Amapá, o projeto presta atendimento integral e multidisciplinar às vítimas de violência.

Por Rafael Guerra
07 Out de 2021, 3 anos atrás
DPE-AP conhece Rede Acolhe, da Defensoria Pública do Estado do Ceará

 

Membros das Defensorias Públicas do Estado do Amapá (DPE-AP) e do Amazonas (DPE-AM) reuniram na manhã desta quinta-feira, 7, para conhecer a Rede Acolhe, projeto desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) que presta atendimento integral e multidisciplinar às vítimas de violência.

Os representantes do Amapá foram o defensores públicos José Rodrigues e Eduardo dos Anjos. O encontro foi para conhecer melhor essa prática exitosa e colher informações para subsidiar a implementação da Rede na DPE-AP.

“O projeto traz uma nova visão da atuação da Defensoria Pública, focada no atendimento multidisciplinar às vítimas, normalmente esquecidas e desassistidas pelo Poder Público, de forma ampla, acolhedora e proativa”, justificou Rodrigues.

Para dos Anjos, a implementação do atendimento às vitimas de violência pela Defensoria Pública, por meio de instrumentos como a Rede Acolhe, fortalece e contribui para a concretização da função constitucional de atuação da instituição em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade.


Sobre a Rede Acolhe

O programa, criado em 2017, ampara e oferece acompanhamento a essas pessoas, que passam a ser assistidas por equipes intersetoriais. Os profissionais trabalham a prevenção e a efetivação dos direitos de familiares e das vítimas em si. Com isso, visam diminuir a revitimização e os danos causados pela violência.