21 dias de ativismo: DPE-AP faz roda de conversa de fortalecimento para assistidas em situação de violência doméstica

Participantes também fizeram atividades de autoconhecimento e reflexão.

Por Caroline Mesquita
05 Dez de 2024, 2 semanas atrás
21 dias de ativismo: DPE-AP faz roda de conversa de fortalecimento para assistidas em situação de violência doméstica

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) realizou, na manhã desta quarta-feira, 4, mais uma ação da campanha global 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. O encontro aconteceu em formato de roda de conversa, voltada para mulheres em situação de violência doméstica atendidas pela instituição.

O Núcleo de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher promoveu a roda em um ambiente acolhedor, acompanhada de um café da manhã especial. Durante a conversa, foram explicados os tipos de violência contra a mulher — física, psicológica, sexual, patrimonial e moral —, além do ciclo da violência, que passa pelas fases de tensão, agressão e reconciliação. As participantes também fizeram atividades para fortalecer o autoconhecimento e a reflexão.

A defensora pública Marcela Fardim reforçou a importância de oferecer apoio e valorização às mulheres. “Queremos que vocês saibam que podem contar com a gente, seja para serem ouvidas ou para buscar proteção. Nosso objetivo é fortalecer vocês”, disse Marcela.

A psicóloga Maríli dos Anjos também trouxe uma mensagem de empoderamento às participantes: “Não é preciso desistir de quem vocês são para agradar os outros. Coloquem seus limites, e se forem ultrapassados, pode sair e fica o aprendizado. O relacionamento deve ser uma parceria, onde ambos contribuem igualmente. Nunca deixem ninguém destruir os seus sonhos.”