A convite do MPF, Defensoria Pública participa de encontro com lideranças Wajãpi para tratar sobre saúde indígena

Encontro organizado pelo Conselho de Aldeias Wajãpi - APINA reuniu órgãos públicos para reivindicar melhorias no sistema.

Por Jeanne Maciel
29 Ago de 2022, 2 anos atrás
A convite do MPF, Defensoria Pública participa de encontro com lideranças Wajãpi para tratar sobre saúde indígena

 

Na Aldeia Aramirã, Centro Oeste do estado, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) esteve na Terra Indígena Wajãpi reunida com centenas de vozes indígenas que ecoam na luta por direitos básicos, como a saúde. O encontro organizado pelo Conselho de Aldeias Wajãpi - APINA reuniu órgãos públicos para reivindicar melhorias no sistema.  

A convite do Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública participou e ouviu as reinvindicações feitas na reunião ocorrida nos dias 24 e 25 de agosto. 

A oportunidade possibilitou a abertura de um diálogo entre a instituição e a comunidade Wajãpi, que recebeu bem os novos parceiros. O objetivo é que os indígenas possam encontrar na Defensoria Pública um local de apoio.  

Dentre as principais pautas levantadas, os conselheiros locais de Saúde indígena das aldeias e lideranças reivindicaram a construção de postos de saúde, medicamentos, água tratada, voadeiras para o deslocamento até aldeias distantes, técnicos de enfermagem, tratamento humanizado, entre outros.  

Para a defensora pública Luma Pacheco, que representou a DPE-AP, o encontro foi importante para entender as questões do local. 

"Levamos fichas de atendimento focadas em demandas individuais, como medicamentos de uso contínuo ou cirurgias de urgência. Vamos contar com a ajuda de parceiros que atuam no local para facilitar a chegada dessas demandas", afirmou Luma. 

Homologada e registrada em 1996, a terra indígena Wajãpi, fica localizada entre os municípios amapaenses de Pedra Branca do Amapari, Laranjal do Jari e Mazagão. Atualmente, são 1,4 mil indígenas divididos em 95 aldeias espalhadas pelo território.  

Em 1994, o povo Wajãpi criou seu próprio Conselho, o APINA, para ajudar a lutar pela demarcação da Terra Indígena e outros direitos. Atualmente, o Apina é o conselho político que representa todas as comunidades da Terra Indígena Wajãpi.  

Durante o encerramento da assembleia, Jawaruwa Wajãpi, liderança local, disse que os indígenas continuarão "lutando até o fim pelo nosso direito à saúde, assim como está na Constituição".  

Estiveram presentes o Procurador da República, Alexandre Guimarães; o defensor público da União, Fabio Oliveira; os juízes das comarcas de Oiapoque e Pedra Branca, Roberval Pacheco e Fabiana Oliveira; o coordenador do Disei-AMP, Roberto Wagner Bernardes e representantes da Secretaria de Saúde de Pedra Branca do Amapari e da Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI).