Acessibilidade: DPE-AP auxilia atendimento de pessoa com deficiência auditiva na Defensoria Pública da União

Matheus de Sousa procurou a DPE-AP na última quarta-feira, 16.

Por Jeanne Maciel
19 Fev de 2022, 3 anos atrás
Acessibilidade: DPE-AP auxilia atendimento de pessoa com deficiência auditiva na Defensoria Pública da União


Na última quarta-feira, 16, Matheus Fonseca, de 26 anos, procurou os serviços da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP). O rapaz possui deficiência auditiva e se comunica pela língua de sinais, ele foi recebido pela intérprete de libras, Iza Almeida, que possibilitou a realização desse atendimento.

“É extremamente importante que tenha intérprete de libras em todos os âmbitos sociais”, pontuou Iza. Segundo a servidora, “a pessoa surda está começando a acessar o âmbito jurídico, mas há falta de profissionais fluentes em libras em diversos setores como saúde, educação e cultura”, disse.

A demanda de Matheus não era de atribuição da Defensoria Pública Estadual, por ser tratar de um possível erro na sua nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tópico de instância federal atribuído à Defensoria Pública da União.

A DPE-AP entrou em contato com a DPU-AP e facilitou o atendimento de forma presencial. Para dar assistência e fazer a interpretação, Iza Almeida acompanhou o rapaz durante o atendimento na manhã desta quinta-feira, 17.

A comunicação com Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a visualização de textos, Braile, é um direito do PcD, já que é a forma de interação dos cidadãos para a troca de informações. O item está destacado no inciso V do Art. 3º da Lei Nº 13.146/2015, de inclusão da pessoa com deficiência.