Acolhimento humanitário: DPE e DPU atuam em conjunto no atendimento de tribulação venezuelana

Venezuelanos estão no Amapá após terem embarcação apreendida por suposta pesca ilegal

Por Rafael Guerra
26 Mar de 2021, 3 anos atrás
Acolhimento humanitário: DPE e DPU atuam em conjunto no atendimento de tribulação venezuelana

Na manhã desta sexta-feira, 26, a Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP), em conjunto com a Defensoria Pública da União (DPU), realizou uma visita para o acolhimento humanitário da tripulação da embarcação venezuelana apreendida pela Marinha por suposta pesca ilegal na costa do Amapá.

Os 15 tripulantes venezuelanos estão abrigados na própria embarcação que, desde o último sábado, 20, está apreendida em Santana.

No local, os defensores públicos identificaram que todos estão saudáveis e com alimentação suficiente para alguns dias. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) também esteve no barco para aferir pressão e entregar remédios.

“Sugerimos que eles fossem para um abrigo, mas eles preferem continuar no barco. Agora, estamos entrando em contato com a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social para providenciar comida, água, máscara e álcool em gel e todo o acolhimento humanitário no período em que estiverem no Brasil”, pontuou Giovanna Burgos, defensora pública do Amapá.

O defensor público do Amapá, Eduardo dos Anjos, explicou que o barco que foi utilizado para pesca ilegal está apreendido, além de pouco combustível, por isso não pode ser utilizado para esse retorno.

A defensora pública da União, Marília Ramalho, que esteve na visita, está fazendo a defesa administrativa da tripulação e em tratativas para o retorno a Venezuela.