Após Ação Civil Pública da DPE-AP, substituição de Parque Elétrico inicia em Vitória do Jari

Equatorial Energia tem um prazo de 90 dias para realizar a substituição dos primeiros 19 postes.

Por Ingra Tadaiesky
06 Set de 2023, um ano atrás
Após Ação Civil Pública da DPE-AP, substituição de Parque Elétrico inicia em Vitória do Jari

 

Após uma Ação Civil Pública proposta pela Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) e Ministério Público do Amapá (MP-AP), a Equatorial Energia iniciou, no dia 28 de agosto, a reforma do Parque Elétrico e a troca de postes de energia de Vitória do Jari. A concessionária tem um prazo de 90 dias para finalizar a troca dos primeiros 19 postes, conforme cronograma.

Com a mudança, os postes de madeira passam a ser de concreto e transformadores, subestações, entre outros, substituídos por outros mais modernos. Para a defensora pública Fabiana Anézia, a atuação da DPE-AP tem o objetivo de garantir que os moradores do município se sintam seguros e possam confiar no sistema elétrico que os supre.

“O início dessa substituição representa colher os primeiros frutos da Ação Civil Pública, dada a essencialidade e indispensabilidade do direito fundamental social à energia elétrica. É demasiadamente importante garantir, mesmo que gradativamente, a dignidade das pessoas em relação ao mínimo existencial”, disse a defensora.

A primeira decisão favorável à ACP saiu no dia 11 de maio, quando a DPE-AP obteve a tutela antecipada determinando a troca dos postes e manutenção do parque elétrico em um período de 30 dias. No entanto, a concessionária de energia recorreu e conseguiu iniciar os trabalhos do cronograma inicial em 28 de agosto, com um prazo de 90 dias para finalização dos primeiros 19 postes. O restante será feito de forma gradativa ao longo dos meses.