Após inspeção na maternidade Mãe Luzia e abrigo Ciã Katuá, DPE-AP pede providências para garantir direitos da primeira infância

Inspeções foram realizadas no dia 27 de junho.

Por Jeanne Maciel
01 Ago de 2023, 10 meses atrás
Após inspeção na maternidade Mãe Luzia e abrigo Ciã Katuá, DPE-AP pede providências para garantir direitos da primeira infância

 

Com o objetivo de verificar a implementação de políticas públicas voltadas aos direitos da primeira infância, o Núcleo da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) realizou inspeções na maternidade Mãe Luzia e Abrigo Ciã Katuá. O Núcleo solicitou providências para os problemas identificados, entre eles a implementação da atenção integral e humanizada ao recém-nascido grave e ou potencialmente grave.

Segundo a defensora pública Ana Cândida Oliveira, coordenadora do Núcleo da Criança e do Adolescente de Macapá, a inspeção se deu especialmente pela adesão ao Pacto Estadual da Primeira Infância, firmado no dia 26 de junho de 2023.

“A Defensoria Pública expediu ofícios aos órgãos responsáveis para garantir que os direitos relacionados a primeira infância sejam efetuados”, pontuou a defensora pública.

Além da implementação da atenção integral e humanizada ao recém-nascido grave, foram solicitados também a observância de critérios dos leitos da unidade neonatal, nos termos da portaria nº. 930/2012 do Ministério da Saúde; bem como providências sobre serviços de alto risco, incluído a implementação da casa da gestante/rede cegonha.

Foi solicitado ainda informações sobre a aplicabilidade da Lei nº 14.154/2021 (Programa de Triagem Neonatal – PNTN), que estabelece o rol mínimo de doenças a serem rastreadas pelo teste do pezinho.

As inspeções foram realizadas no dia 27 de junho.