Araxá: famílias desabrigadas por maré alta são atendidas na Carreta

Continuidade no atendimento foi facilitado com mutirão no bairro Araxá.

Por Jeanne Maciel
26 Jan de 2023, um ano atrás
Araxá: famílias desabrigadas por maré alta são atendidas na Carreta

 

No último sábado, 21, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) realizou o primeiro mutirão na Carreta de 2023, no Araxá, bairro onde recentemente 17 famílias foram atingidas pela aré alta do Rio Amazonas, causando o desabamento de três casas e interditando outras doze.

A oportunidade possibilitou que as famílias, que já vinham sendo assistidas pela DPE-AP, pudessem continuar o atendimento sem custos de deslocamento.  

“Nossa assessoria jurídica ligou para as famílias e informou que a Carreta estaria aqui e seria uma oportunidade para trazer os documentos que ainda estavam pendentes e acessar outros serviços”, explicou a defensora pública Marcela Fardim.

A dona de casa Thais Brito, 24, foi uma das atendidas e relembrou o dia do desastre: “foi um momento desesperador, vendo todo mundo perder as coisas sem fazer nada”.  

Segundo Thais, a casa que ela mora ficou parcialmente destelhada. Ela e a família foram abrigadas numa escola municipal, mas acabaram voltando para a residência, que ainda está descoberta, “molha tudo, mas não tem o que fazer”, conta.  

Segundo a defensora pública Marcela Fardim, a Defensoria Pública irá “acompanhar de perto esta situação, até que essas famílias recebam o aluguel social e, posteriormente, estejam inscritas em algum programa habitacional para saírem desta situação”, afirmou.

Para Thaís, a Carreta estar próximo da sua residência foi “ótimo", como ela mesmo diz. Além de levar os documentos que faltavam para conseguir o auxílio moradia da prefeitura, a assistida também fez a solicitação da segunda via da certidão de nascimentos dos filhos, que foi perdida no desastre.