Assistidas pela Defensoria Pública concluem curso de pães artesanais

Formação foi promovida em parceria com o SENAI Amapá.

Por Caroline Mesquita
04 Abr de 2025, 3 semanas atrás
Assistidas pela Defensoria Pública concluem curso de pães artesanais

 

Mulheres atendidas pela Defensoria Pública do do Amapá (DPE-AP) concluíram, nesta sexta-feira, 4, o curso de pães artesanais promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amapá).

A capacitação foi pensada pelo Núcleo de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher e fez parte da programação "Mulheres no Controle: Nossa Força. Nossa Autonomia", que capacitou e empoderou mulheres atendidas pela Defensoria em Macapá, Porto Grande e Mazagão.

O curso de pães artesanais teve duração de uma semana e incluiu aulas práticas sobre o preparo de diversos tipos de pães, como pão de ervas, pão de cebola, pão de forma, pão caseirinho e pão de rosas.

Para Dalcicleia Pantoja, de 44 anos, participar do curso foi uma experiência transformadora. “É a primeira vez que faço um curso pela Defensoria e fiquei tão feliz em fazer esses pães. Eu jamais imaginei que teria habilidade pra sovar. Foi muito bom para mim”, afirmou.

Já a diarista Patrícia Martel Sá, de 48 anos, enxergou na formação uma alternativa de sustento. “As diárias não aparecem com frequência, e eu tenho uma filha de oito anos, então não posso ficar muito tempo longe de casa. Vou fazer para vender”, explicou.

A defensora pública Marcela Fardim, coordenadora do Núcleo da Mulher, destacou a importância de oferecer iniciativas que aliem acolhimento e capacitação. “Acreditamos que a independência econômica é um passo essencial para que muitas mulheres possam sair de situações de violência e vulnerabilidade. O curso é uma forma de dar ferramentas para que elas construam novos caminhos.”

O curso de pães artesanais faz parte de um conjunto de ações da Defensoria Pública do Amapá voltadas à promoção dos direitos das mulheres, com apoio de instituições parceiras como o SENAI Amapá.