Câmeras nos uniformes de policiais foi um dos temas no Condege, em MS

DPG do Amapá, José Rodrigues, e defensor público auxiliar da Corregedoria, Lauro Miyasato, participaram da reunião.

Por Rafael Guerra
17 Mar de 2023, um ano atrás
Câmeras nos uniformes de policiais foi um dos temas no Condege, em MS

 

O defensor público-geral do Amapá, José Rodrigues, acompanhado do defensor público auxiliar da Corregedoria da DPE-AP, Lauro Miyasato, esteve na 72ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira, 16, na sede da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.

Entre as principais pautas da reunião, esteve a recomendação ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para que incentive os estados para implementação de câmeras operacionais portáteis nos uniformes de policiais militares, penais e agentes penitenciários.

Para José, com um investimento baixo, essas câmeras atendem tanto ao próprio policial quanto à população.

“O agente público pode usar as imagens como provas, em possíveis processos em que é acusado de ter cometido excessos ou outras ilegalidades, além de já estar comprovado que o equipamento reduz drasticamente a letalidade das polícias, protegendo a vida da população”, explicou o DPG do Amapá.

O encontro, que teve a presença do governador do estado, Eduardo Riedel, também marca a posse do novo defensor público-geral de MS, Pedro Paulo Gasparini.