Carreta da Defensoria apoia a campanha “Registre-se!” em Tartarugalzinho

Ação fortalece o acesso à cidadania e beneficia população em situação de vulnerabilidade e pessoas atingidas pelas recentes enchentes no município.

Por Caroline Mesquita
14 Mai de 2025, 3 dias atrás
Carreta da Defensoria apoia a campanha “Registre-se!” em Tartarugalzinho

 

Desde a última terça-feira, 13 de maio, a Carreta da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) está no município de Tartarugalzinho, onde permanece até esta quinta-feira, 15, em apoio à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizada pelo Poder Judiciário do Amapá. A campanha tem como objetivo garantir o acesso à documentação civil básica, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Tartarugalzinho, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Defensoria Pública e o Governo do Amapá, e vai ao encontro dos moradores do município, que enfrentaram severas enchentes nos últimos meses, resultando na perda de diversos documentos.

Bruno Mineiro, prefeito de Tartarugalzinho, destacou a pronta resposta da Defensoria, em favor dos tartarugalenses. “Tartarugalzinho passou por um momento difícil, com enchentes, e eu falei com o defensor público-geral, José Rodrigues, que precisávamos realizar uma ação mais ampla. Ele prontamente atendeu nosso pedido e reforçou essa parceria”, relatou Mineiro.

Para o defensor público-geral, a mobilização conjunta reforça o compromisso com a cidadania. “Estamos unindo esforços para garantir o direito à documentação básica, emitindo certidões de todos os cartórios do país, de forma gratuita. A carreta permanece até quinta-feira, e ainda dá tempo da população aproveitar esse atendimento”, afirmou José Rodrigues.

Atendimento - A unidade móvel da Defensoria oferece emissão gratuita de certidões de nascimento, casamento e óbito, registro civil e orientação jurídica. Em seu primeiro dia de funcionamento, atendeu 68 pessoas. Entre elas, dona Emília de Oliveira, de 68 anos, que buscava uma nova certidão de nascimento.

“Minha identidade está vencida e preciso atualizá-la para fazer minha prova de vida. E para isso precisava de uma nova certidão de nascimento. Não posso correr o risco de perder minha aposentadoria”, contou dona Emília.

O juiz Heraldo Costa, titular da Comarca de Tartarugalzinho, também ressaltou a importância da mobilização. “Recebemos com alegria essa grande parceria com a Carreta da Defensoria Pública do Amapá. A união de esforços permite levar cidadania e segurança jurídica para nossa população”, declarou o magistrado.

A campanha Registre-se! está sendo realizada nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Mazagão, Laranjal do Jari, Oiapoque, Calçoene, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes e Cutias. A programação teve início na segunda-feira, 12 de maio, e se encerra na próxima sexta-feira, 16, em Macapá.