Carreta da Defensoria atende todas as internas da área feminina do Iapen

Ao todo, 71 internas foram atendidas, sendo 35 provisórias e 36 condenadas.

Por Caroline Mesquita
14 Mar de 2024, 2 meses atrás
Carreta da Defensoria atende todas as internas da área feminina do Iapen

 

Como parte da programação do Mês da Luta da Mulher, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) esteve nesta quinta-feira, 14, com sua carreta de atendimentos jurídicos, na área feminina do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Ao todo, 71 internas foram atendidas, ou seja, todas as mulheres que estão custodiadas na unidade, sendo 35 provisórias e 36 condenadas.

A defensora pública Elane Dantas, coordenadora do Núcleo de Execução Penal de Macapá, esclareceu que independentemente das mulheres presas terem advogado ou não, a Defensoria prestou orientação jurídica, atuando na promoção dos direitos fundamentais das mulheres presas.

“Verificamos se há alguma demanda reprimida tanto no seu aspecto processual; como, por exemplo, alguma ilegalidade na manutenção da prisão preventiva ou direito referente à execução penal; quanto às questões relacionadas ao acesso de seus direitos fundamentais, enquanto custodiadas, como, por exemplo, viabilização de serviços de saúde e encaminhamento para emissão de documentos”, discorreu Dantas.

A interna Patrícia Ramos*, de 21 anos, é uma presa provisória e comentou que o atendimento é muito importante, porque nem todas têm os recursos necessários para pagar um advogado. “Eu me sentia muito perdida antes de falar com a Defensoria. Me auxiliaram e agora já estou com audiência marcada pra saber como vai ficar minha situação”, finalizou a interna.


Nome fictício*