Carreta da Defensoria é espaço de cidadania no encerramento do Mês de Combate à LGBTQIAfobia

Unidade móvel estacionou na Casa do Artesão, nesta quarta-feira, 29.

Por Ingra Tadaiesky
29 Mai de 2024, 6 meses atrás
Carreta da Defensoria é espaço de cidadania no encerramento do Mês de Combate à LGBTQIAfobia

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) não para e nesta quarta-feira, 29, véspera de feriado, estacionou a Carreta em frente a Casa do Artesão para mais uma ação de cidadania. Desta vez, a unidade móvel participou do encerramento do Mês de Combate à LGBTQIAfobia no Amapá: “Preconceito exclui, respeito transforma”.

Dentro da Carreta, além de atendimentos e orientação jurídica, estavam presentes parceiros que contribuíram com a expansão do acesso à direitos. Entre eles, estavam a Polícia Civil, Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), Super Fácil, Secretaria da Saúde (SESA) e Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS).

Segundo José Rodrigues, defensor público-geral, a participação da Defensoria na proteção e defesa dos direitos da população LGBTQIA+ é de suma importância.

“Um evento como esse é muito importante para a Defensoria, pois ela é a casa da cidadania. Expressamente, na Constituição Federal, somente a Defensoria tem como missão a proteção e defesa dos direitos humanos e isso mostra o quanto temas como esse são valiosos para gente”, disse o DPG.

André Lopes é o presidente da Comissão Especial de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ do Governo do Estado do Amapá e um dos organizadores do evento e falou sobre a presença da DPE-AP.

“A Defensoria tem sido muito presente nas pautas da população LGBTQIA+ e nas pautas sociais como um todo. A população LGBT ainda é uma população historicamente excluída e a Defensoria tem cumprido esse papel de defender e levar esse acesso à direitos para essa população que muitas vezes não consegue ter um fácil acesso a seus direitos”, concluiu André.