Carreta da Defensoria estaciona no Macapaba em ação de combate à violência contra a mulher

DPE-AP e instituições parceiras participam da “Central da Mulher e da Família”.

Por Ingra Tadaiesky
17 Ago de 2023, 2 anos atrás
Carreta da Defensoria estaciona no Macapaba em ação de combate à violência contra a mulher

 

Nesta quinta-feira, 17, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) iniciou os atendimentos voltados para mulheres e famílias no Conjunto Macapaba. A ação “Central da Mulher e da Família”, idealizada pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) segue até esta sexta-feira, 18.

O evento é alusivo ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A defensora pública Marcela Fardim, que será a primeira titular exclusiva do Núcleo de Direitos da Mulher a partir de setembro, explicou que além do atendimento jurídico, a ação é uma oportunidade de aproximação da DPE-AP com as mulheres da região.

“Essa é a primeira vez que a instituição vai ter uma defensora específica para o atendimento de Defesa da Mulher. Isso vai ampliar o nosso serviço e vamos conseguir chegar em mais mulheres. O machismo ainda é muito presente na nossa sociedade, existem muitas violências que precisam ser combatidas e estar aqui hoje é uma forma de conhecer as principais demandas e de já me apresentar como alguém que elas podem contar”, disse Marcela.

Para ampliar os serviços oferecidos na ação, Ministério Público e TJAP acompanham a DPE-AP na Carreta da Defensoria, um importante instrumento que possibilita o acesso à justiça por todo o Amapá. A organizadora do evento, secretária da Coordenadoria de Violência Doméstica do TJAP, Sônia Ribeiro, falou sobre o convite feito à DPE-AP e o objetivo da presença da Carreta.

“A Carreta tem todo um simbolismo, porque ela é o que atrai as pessoas. Quando as pessoas enxergam a Carreta, elas sabem que tem serviço disponível. A população vê disponível esse serviço que está indo até ela, então a unidade móvel traz essa tranquilidade e segurança no atendimento”, explicou Sônia.

Na ocasião, participaram ainda a Secretaria Estadual de Políticas para Mulher (SEPM); Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher e Criança e Adolescente (DCCM e DERCCA); Polícia Militar do Amapá; SESC; SENAC; SEST/SENAT; Exército Brasileiro; Hospital do Amor; Banco de Leite Humano; ABRASEL e AMA/AP ofertando atendimentos em suas respectivas áreas.