Carreta da Defensoria Pública atende população em mutirão realizado em Mazagão

Orientações jurídicas, reclamações cíveis e ações de família foram algumas das demandas recorrentes.

Por Jeanne Maciel
13 Ago de 2022, 2 anos atrás
Carreta da Defensoria Pública atende população em mutirão realizado em Mazagão

 

Seguindo com o cronograma de mutirões pelo estado, a Carreta da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) esteve em Mazagão neste sábado, 13, atendendo a população que buscou a unidade móvel. Orientações jurídicas, reclamações cíveis e ações de família foram algumas das demandas recorrentes.

Elisele Vale, 27, ouviu pelo carro de som que a Carreta estaria no município. Na mesma hora, reuniu os documentos e deixou tudo pronto para sábado. Mãe de três filhos, ela queria fazer uma retificação da certidão de nascimento das crianças porque casou e alterou seu sobrenome.

"Eu fui no cartório, mas no momento não tenho condições da pagar as taxas, principalmente porque são três certidões", explicou.

O caso de Elisele é um dos mais comuns nos mutirões da Carreta. Simples de resolver, tudo é feito de forma extrajudicial.

"Basta um ofício para o cartório com todos os dados e a partir de segunda-feira ela já pode ir até o local buscar as certidões sem nenhum custo", explicou a defensora pública Ana Luiza Botrel, que atendeu a assistida.

A coordenadora do Núcleo Regional de Mazagão, Renata Guerra, considerou a ação "ótima". Para a defensora pública, mesmo que não haja uma grande demanda reprimida em razão do atendimento ordinário, o mutirão mostra o "comprometimento da Defensoria Pública com o interior", disse.

"O atendimento diário consegue suprir muitas demandas. Hoje a população buscou, principalmente, orientações jurídicas de processos que já estão em andamento", afirmou Renata.

Depois de Mazagão, a Carreta da Defensoria Pública do Amapá segue a agenda de ações e estará do dia 15 ao dia 19 de agosto em Santana.