Carreta da Defensoria realiza 55 atendimentos em Santana

Esta é a segunda ação realizada no município neste semestre.

Por Caroline Mesquita
26 Ago de 2024, 4 meses atrás
Carreta da Defensoria realiza 55 atendimentos em Santana

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) estacionou sua Carreta, no último sábado, 24, no bairro Nova Brasília, em Santana. Esta é a segunda ação realizada no município neste semestre. Segunda via de certidão de nascimento, atendimentos jurídicos, ações de saúde, entre outros serviços foram ofertados para a população.

Ao todo, 55 pessoas foram atendidas no mutirão, entre elas, o operador de máquinas Edilson da Silva Silveira, de 60 anos, que aproveitou para solicitar a segunda via da sua certidão de casamento. Ele é casado há 36 anos e ainda tem o documento original, que tem marcas do tempo e pequenas rasuras.

“Aproveitei que a carreta está estacionada aqui na rua de casa e vim tirar a segunda via da minha certidão de casamento. Ela está comigo, bem velhinha, dá até para ler, mas sei que vão me pedir uma nova quando eu for tirar outra identidade”, disse o idoso.

A santanense Maely Roselise da Silva Rocha, de 34 anos, foi à carreta pedir a retificação da sua certidão de nascimento. Seu primeiro nome se escreve com a letra “y”, mas no seu documento está com a letra “i”, que a torna homônimo da sua irmã.

“Eu me macho Maely e a minha irmã é Maeli. Trocaram o “y” por “i” quando tirei a segunda via da certidão, usei assim bastante tempo, mas agora ela voltou a morar comigo e nunca sabemos de quem é correspondência, contas, entre outras coisas”, esclareceu a assistida.

José Rodrigues, defensor público-geral, pontuou que os mutirões da Carreta aproximam a população da Defensoria Pública e são essenciais para quem não pode ir à instituição nos dias úteis. “Aproveitamos também para tirar dúvidas sobre os nossos serviços. Eventualmente, algumas pessoas não sabem que fazemos o mesmo atendimento no Núcleo Regional de Santana, por exemplo”, destacou.

O próximo mutirão da Carreta está agendado para 21 de setembro no bairro Brasil Novo, em Macapá.