Carreta garante cidadania para pessoas em situação de rua

Mutirão de atendimentos uniu instituições e sociedade civil.

Por Ingra Tadaiesky
21 Mar de 2024, 1 mês atrás
Carreta garante cidadania para pessoas em situação de rua

 

Na noite desta quinta-feira, 21, a Carreta da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) estacionou na Praça da Bandeira com uma missão muito especial: garantir cidadania para pessoas em situação de rua. A ação contou com a parceria do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Ministério Público (MP-AP), Prefeitura de Macapá, Governo do Estado e outras instituições.

Dentro da Carreta a população em situação de rua teve acesso a diversos serviços de cidadania. A emissão de documentos foi o principal. Sendo o maior instrumento de transformação social do Amapá, a unidade móvel também foi a estrutura utilizada para a realização dos atendimentos da Defensoria Pública da União (DPU), Tribunal Regional do Trabalho (TRT-8) e Polícia Científica do Amapá (PCA).

Para a subdefensora pública-geral e coordenadora do Núcleo Cível de Macapá, Elena Rocha, o mutirão foi importante para que a Defensoria chegasse à população sem teto.

“São pessoas que não têm um lugar fixo, então isso torna muito difícil que as achemos em um momento posterior. Vindo para onde elas estão, conseguimos iniciar e finalizar uma demanda com mais eficiência”, explicou Elena.

A ação foi idealizada pelo juiz Marconi Pimenta.

“Aqui nós conseguimos colocar esse público em contato com os órgãos que podem mudar as suas vidas. Essa é uma população que vive a exclusão em todos os aspectos e o que ela quer é tão pouco, que são os seus direitos, e nós podemos proporcionar isso”, disse Marconi.

Além da emissão de documentos, também foram proporcionados pela ação a inscrição no CadÚnico, estabelecimento de pensão alimentícia, doação de suprimentos e atendimentos de saúde.