Causas previdenciárias serão atendidas pela DPE-AP em municípios sem sedes da Justiça Federal

Amapá, Ferreira Gomes, Pedra Branca, Porto Grande, Tartarugalzinho e Calçoene serão os Núcleos atendidos.

Por Jeanne Maciel
28 Mar de 2023, 2 anos atrás
Causas previdenciárias serão atendidas pela DPE-AP em municípios sem sedes da Justiça Federal

 

No cotidiano da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) é comum que a população busque atendimentos para causas relacionadas a aposentadorias, seguro defeso para pescadores, auxílio-doença previdenciário, entre outros que, em regra, são de competência da União.

Para ampliar a assistência jurídica ao cidadão, a DPE-AP passará a atender as demandas que dizem respeito à previdência social em comarcas que estejam localizadas a mais de 70 quilômetros de sedes federais, seja com orientações ou com ajuizamento de ações, para garantir o direito do assistido.

Amapá, Ferreira Gomes, Pedra Branca, Porto Grande, Tartarugalzinho e Calçoene serão os Núcleos atendidos.

“Vemos as causas relacionadas à previdência diariamente nos interiores do Amapá”, disse o defensor público-geral, José Rodrigues.

Conforme explicado por José, a legitimidade no atendimento se dá com base no entendimento Constitucional de que a Justiça Estadual pode julgar causas previdenciárias quando não houver vara federal na comarca em que reside o segurado ou beneficiário.

Segundo o defensor público-geral, “isso é muito importante porque, não havendo Defensoria Pública da União no interior, ribeirinhos, trabalhadores rurais e quilombolas, pessoas que precisam da aposentadoria, não tem a quem recorrer e precisam se deslocar para Macapá”.

A Instrução Normativa determina que Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Oiapoque, por serem sedes de Seção e Subseção Judiciária da Justiça Federal no Amapá, não terão a atuação da DPE-AP.

Como ser atendido pela DPE-AP?

A Defensoria Pública do Amapá atende a população de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia, de forma presencial nas sedes ou virtualmente pelo WhatsApp (96) 98133-0422, basta enviar um “Olá” e selecionar o Núcleo em que deseja ser atendido.

Demandas de urgência: Plantão da Defensoria (96) 98120-0171.

Endereços:

Amapá - Travessa João Franklin Távora, 244, Centro

Calçoene - Rua Lúcio Tavares, 217, Centro.

Ferreira Gomes - Avenida 15 de Maio, Centro.

Pedra Branca - Fórum da Comarca de Pedra Branca.

Porto Grande - Avenida Mario Cruz, nº 451, bairro Central.

Tartarugalzinho - Avenida Coração de Jesus, esquina com rua São Luiz, ao lado do Samu.