CNCG no Meio do Mundo encerra com palestra e visita na Carreta da Defensoria

O Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas (CNCG) promove integração entre defensorias.

Por Ingra Tadaiesky
22 Mar de 2024, 1 mês atrás
CNCG no Meio do Mundo encerra com palestra e visita na Carreta da Defensoria

 

Encerrando a 72ª Reunião do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas (CNCG), os corregedores de todo o país participaram de uma manhã imersiva na realidade da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP). A visita na Carreta de atendimentos e a palestra ministrada pelo defensor público Ricardo Carvalho marcaram o fim do evento.

A palestra “Planejamento estratégico e o Fortalecimento Institucional: Uma análise interseccional para a ampliação da Defensoria Pública do Amapá”, abordou os principais pontos que resultaram no crescimento e fortalecimento da instituição no estado, como a priorização pela interiorização e a estruturação física.

“Ver como nossa Defensoria está hoje é algo que nos emociona muito. Foi um projeto pensado desde o início com muito empenho para que a DPE-AP fosse e continue sendo esse grande instrumento de transformação social”, disse Ricardo.

O CNCG foi criado com a missão de promover a integração, a troca de experiências e o aprimoramento das atividades correicionais no âmbito da Defensoria Pública. Marcelo Turela, presidente do Conselho e corregedor-geral da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, ressaltou a importância dessa troca e contou sua experiência no estado do Amapá.

“Todos os corregedores e corregedoras-gerais que estiveram aqui puderam conhecer a receptividade do estado do Amapá e podemos ver que essa acolhida se reflete também no atendimento diário de pessoas vulneráveis. Esses encontros nos proporcionam a oportunidade de realizar debates e conhecer a realidade de cada estado para assim melhorarmos os atendimentos em todo o país”, concluiu o presidente.

Na ocasião, o anfitrião Eduardo dos Anjos, corregedor-geral da DPE-AP, agradeceu à equipe de servidores pelo trabalho dedicado e falou sobre o potencial que a região Norte do Brasil possui.

“Sou do Rio de Janeiro e não conhecia a região Norte, mas quando vim para cá eu me apaixonei pela cultura, pela culinária, pela história e vi o potencial que tem. No dia que todos reconhecerem essa grandeza o país vai ser muito maior do que ele já é”, finalizou Eduardo.

Participaram do evento representantes das Corregedorias do Acre, Amazonas, Bahia, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Sergipe, bem como da Associação das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).