Com mais de 100 candidatos presentes, Defensoria Pública realiza processo seletivo de estágio

Aplicação da prova ocorreu na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café.

Por Jeanne Maciel
05 Set de 2022, 2 anos atrás
Com mais de 100 candidatos presentes, Defensoria Pública realiza processo seletivo de estágio

 

Canetas em mãos, passos apressados e muita vontade de fazer uma boa pontuação: assim foi a tarde para 135 alunos do curso de Direito que fizeram a prova de estágio da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), aplicada no domingo, 4, na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café.  

Realizado integralmente pela Escola Superior da Defensoria Pública do Amapá (ESUDPE), o processo seletivo começou a ser pensado no início da gestão, em março.  

Segundo o defensor público e diretor da ESUDPE, Roberto Coutinho, a Defensoria Pública optou por essa forma de trabalho para “assumir o controle de todas as etapas para a contratação de estagiários”, disse.  

“Conseguimos subtrair a necessidade de um intermediário, como acontecia antes, e a partir disso oferecer uma das bolsas de estágio mais competitivas do estado. Dessa forma, também conseguimos coordenar de perto a gestão dos nossos estagiários”, explicou Roberto Coutinho.  

Moderna e segura, a prova aplicada no processo seletivo foi elaborada por defensores públicos da DPE-AP e será corrigida de forma automática por um software. Conforme dito pelo diretor da ESUDPE, o objetivo é "o quanto antes fazer a contratação, porque a presença dos estagiários fortalece muito a nossa atuação”, expressou.  

Milton Pereira, Coordenador Técnico da Escola Superior, foi um dos responsáveis por viabilizar a realização do processo seletivo. Para ele, esse foi mais um passo no fortalecimento da instituição.  

“Esse trabalho permitiu a integração de vários setores, ajudando a melhorar o clima institucional e fortalecer a Defensoria Pública enquanto instituição. Além disso, a prova proporcionou uma visão para os acadêmicos do que eles enfrentarão na Defensoria Pública, porque foi realizada com a linha de pensamento dos defensores públicos”, pontuou Milton.  

A folha de resposta da prova aplicada no domingo será disponibilizada até o dia 6 de setembro, terça-feira. 

Visão para o futuro 

Mais que uma contratação de estagiários, o processo seletivo realizado pela Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) visa, também, abrir a casa para que jovens em formação conheçam o trabalho da Defensoria Pública e, futuramente, se encontrem na carreira. 

Este já é o caso da estudante Andressa Santos, 22, que está no 6º semestre de Direito. Ela participou do processo seletivo porque quer trabalhar em uma área que já se interessa.  

“Pretendo fazer o concurso da Defensoria Pública e vi uma oportunidade para aprender na prática a área que quero atuar futuramente”, disse a acadêmica