Com mutirão, DPE-AP elimina demanda reprimida em Serra do Navio

Foram realizados 100 atendimentos em uma manhã.

Por Rafael Guerra
15 Nov de 2021, 3 anos atrás
Com mutirão, DPE-AP elimina demanda reprimida em Serra do Navio

 

O último sábado, 13, foi de muito trabalho em Serra do Navio, cidade a 203 quilômetros de Macapá. O mutirão da Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP) no município realizou 100 atendimentos em uma manhã.

O número foi comemorado pelo defensor público Leonardo Guerino, coordenador do Núcleo Regional que atende o município.

“Todos os assistidos que procuraram o mutirão, saíram com o atendimento realizado. Seja uma dúvida respondida ou uma atuação mais concreta, com petição protocolada”, explicou.

Um dos casos que chamou a atenção foi de uma assistida que iniciou o atendimento pelo WhatsApp da DPE-AP em 27 de outubro para iniciar um processo de adoção. No contato virtual, ela explicou todos os detalhes e enviou os documentos necessários.

Em 13 de novembro, com o mutirão perto da casa dela, ela foi lá tentar dar entrada novamente no processo, dessa vez presencialmente. Para sua surpresa, ela descobriu que sua ação já havia sido protocolada, o processo já está em andamento e já existe despacho judicial.

Esse é um exemplo da eficiência do atendimento online e do comprometimento da instituição na prestação da assistência jurídica integral e gratuita.

O defensor público-geral, Diogo Grunho, também saiu contente da ação.

“Tivemos um fim de semana bem intenso de trabalho. Sexta, em Pedra Branca do Amapari e sábado, em Serra do Navio. Nos dois eventos, sentimos a satisfação da população pelo atendimento humanizado. É muito gostoso ver que todos, defensores, assessores e servidores envolvidos na ação, estavam engajados e dando seu melhor”, declarou Grunho.