Com nova sede, Defensoria Pública ampliará os atendimentos em Pedra Branca

O prédio padronizado construído com técnica modular, foi inaugurado na manhã de quinta-feira, 27

Por Jeanne Maciel
28 Abr de 2023, um ano atrás
Com nova sede, Defensoria Pública ampliará os atendimentos em Pedra Branca

 

Os assistidos de Pedra Branca do Amapari utilizaram, pela primeira vez, a nova sede da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) no município. O prédio padronizado construído com técnica modular, foi inaugurado na manhã de quinta-feira, 27, e na ocasião, também foi entregue um carro funcional para diligências e busca ativa.

Terezinha Rodrigues foi uma das primeiras assistidas a utilizar a sede para procurar seus direitos e aprovou o novo espaço. “Excelente”, expressou.

“Eu me informei e disseram que já estariam atendendo aqui normalmente, que era para eu procurar a sede. Achei excelente porque foi rápido e fui bem atendida pela defensora pública”, disse Terezinha.

Durante a inauguração, o defensor público-geral, José Rodrigues, ressaltou a importância de estar em todas as localidades.

“Em Pedra Branca, no mês passado, tivemos mais ou menos 500 atendimentos, sem essa estrutura. A expectativa é que esse número aumente, como em Porto Grande, que os atendimentos dobraram após a inauguração da sede. Mas, se o prédio chama atendimento, é porque a população precisa, e nós temos que estar aqui”, disse o DPG.

Para a defensora pública Helena Romero, coordenadora do Núcleo Regional de Pedra Branca, ter um espaço adequado para atendimento vai ampliar o acesso à justiça no município.

“Os atendimentos agora serão feitos em salas individuais, com muita privacidade. Os assistidos terão mais liberdade para poder explicar sua situação. Além disso, teremos o carro para utilizar na busca ativa. Isso representa o fortalecimento da Defensoria Pública”, afirmou Helena.

O vice-governador, Teles Junior, que participou da solenidade, aproveitou o momento para relembrar a história da Defensoria Pública do Amapá e disse que o Poder Executivo deve garantir o fortalecimento institucional do órgão.

“Hoje temos uma Defensoria Pública forte e atuante, que está nos 16 municípios, isso não acontece em todo o Brasil. Nosso dever é garantir que essa proximidade com a população seja permanente e criar condições para que o defensor público e os direitos fundamentais do cidadão chegue até aquele que mais necessita”, expressou o vice-governador.

9º Sede entregue

Assim como as demais localidades do Amapá, grande parte da população de Pedra Branca é público alvo da Defensoria Pública. Fazendo um recorte apenas no sentido econômico, dados do IBGE apontam que 42,5% dos 17.625 mil habitantes da cidade vivem com rendimento mensal per capita de até meio salário mínimo.

O apontamento se confirma ainda pelos dados da Justiça Amapaense: dos 2.776 processos em trânsito na comarca, 1.128 são da instituição.

Com o projeto de estruturação da Defensoria Pública em prática desde 2022, este será o 9º prédio inaugurado. O projeto padronizado custou R$ 1.015.010,37, de recursos oriundos da própria instituição.

A sede possui recepção, 4 salas para atendimentos, 1 sala de arquivos, 1 sala de reunião, 1 suíte para o defensor público lotado no Núcleo, 1 copa e 2 banheiros sociais.

O Núcleo Regional de Pedra Branca fica localizado na Av. Francisco Braz, S/N, Centro.