Com sede em Vitória do Jari, Defensoria do Amapá amplia acesso à justiça no interior

Inauguração aconteceu com atendimentos na manhã da última terça-feira, 27.

Por Ingra Tadaiesky
28 Jun de 2023, 11 meses atrás
Com sede em Vitória do Jari, Defensoria do Amapá amplia acesso à justiça no interior

 

Município ao extremo sul do estado do Amapá, Vitória do Jari recebeu uma sede da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) na manhã da última terça-feira, 27. O prédio totalmente estruturado e padronizado é o décimo entregue desde 2022 e representa o compromisso com a interiorização da DPE-AP.

O Núcleo Regional de Vitória do Jari foi a primeira lotação do defensor público-geral, José Rodrigues, em 2019, logo que passou no concurso e se mudou para o Amapá. Em seu discurso, ele contou da emoção e importância de entregar a sede no município.

“Entrei em exercício como defensor público no Amapá no dia 22 de abril de 2019 aqui em Vitória do Jari. E por mais que eu tivesse vontade de fazer muito, as limitações físicas me impediam porque não tínhamos nenhuma estrutura. Hoje, estar aqui entregando uma sede desta, completamente equipada, estruturada, é mais do que eu podia sonhar e isso me deixa emocionado”, disse o DPG.

A sede localizada na Rua Pedro Ladislau custou R$ 1.008.251,50 de recursos oriundos da própria instituição. O prédio tem recepção, quatro salas para atendimentos, uma sala de arquivos, uma sala de reuniões, uma suíte para o defensor público lotado no Núcleo, uma copa e dois banheiros sociais, além de uma picape própria.

Para a defensora pública titular do Núcleo, Fabiana Cunha, a nova sede representa maiores possibilidades de levar justiça à população vitoriense.

“Hoje é um dia especial porque representa o resultado de muitas mãos e mentes unidas para o fortalecimento da Defensoria e sobretudo para o acesso à justiça. Tenho certeza que voaremos cada vez mais longe”, falou Fabiana.

A cerimônia contou com a presença da bancada estadual, que prestigiou a entrega da nova sede. A presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, Alinny Serrão, ressaltou a importância do novo prédio para a população. “É uma alegria poder ver o crescimento desse trabalho. A Defensoria presta um serviço muito importante para a vida das pessoas, que é feito com sensibilidade e humanidade. É admirável a dedicação com a população amapaense”, disse ela.

No evento estiveram presentes os deputados estaduais Rayfran Beirão, Diogo Senior, Paulo Nogueira, Zeneide Costa, Edna Auzier, Jory Oeiras, o prefeito do município Ary Duarte, o vice-prefeito prof. Waldez, o presidente da Câmara Municipal Rafael Toscano e representando o Governador do Estado, o secretário de estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Lucas Abrahão.