Condege no Meio do Mundo: 83ª Reunião Ordinária ocorreu no Amapá

Encontro tratou sobre a democratização do acesso à justiça.

Por Caroline Mesquita
22 Mar de 2024, 1 mês atrás
Condege no Meio do Mundo: 83ª Reunião Ordinária ocorreu no Amapá

 

O Amapá sediou nesta sexta-feira, 22, o “Condege no Meio do Mundo”, com a 83ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). O encontro tem o objetivo de discutir a democratização do acesso à justiça e o aprimoramento dos serviços jurídicos gratuitos prestados à população pela Defensoria Pública de todo o país.

O evento contou também com a participação do vice-governador do Amapá, Antônio Teles Júnior; da Secretária Nacional de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Sheila de Carvalho, que propôs um Plano Nacional de Ampliação da Defensoria Pública; e da presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Rivana Ricarte.

O vice-governador Teles Júnior comentou que o evento é primordial para compartilhar boas práticas e melhorar mais ainda os resultados da Defensoria. “O Amapá tem uma Defensoria nova que está inserida em uma região com muitas peculiaridades, como as regiões ribeirinhas e quilombolas, e que já mostra resultados exitosos. Por exemplo, nós temos 733 mil habitantes, e ano passado a Defensoria do Amapá fez 183 mil atendimentos. É um atendimento muito expressivo”, destacou o vice-governador.

Entre as pautas discutidas, estavam os informes legislativos e judiciários da Anadep; aprovação da ata da 82ª sessão ordinária; assinatura do Estatuto Social; Protocolo de Intenções pela Responsabilidade Socioambiental, entre outros assuntos.

O defensor público Arnoldo Perez Júnior, do estado do Pará, dividiu com os seus pares o Protocolo Verde que está sendo implementado nos anexos da Defensoria paraense. “Temos energia renovável, estabelecemos o Processo Administrativo Eletrônico que diminuiu consideravelmente o recurso gasto com insumos, como papel, tinta, impressora, e estamos partindo para uma defensoria 100% digital”, explicou.

Para o presidente do Condege, Oleno Matos, essa troca de ideias é essencial para o equilíbrio entre as Defensorias. “Conversamos sobre os nossos desafios, boas práticas e temos ideias. Por exemplo, surgiu nesta reunião a ideia da criação de um fundo próprio para o fortalecimento da Defensoria Pública”.

O defensor público-geral do Amapá e anfitrião, José Rodrigues, comemorou o sucesso do evento, que trouxe para o extremo norte mais de 50 representantes da Defensoria Pública de todo o país para discutir e pensar em políticas públicas de acesso à justiça. “Na reunião trocamos ideias e propostas que cada Defensoria tem no seu estado, com o objetivo de revolucionar o acesso à justiça. É sempre bom receber nossos defensores e compartilhar nossas boas práticas”.

A próxima reunião do Condege será nos dias 24 e 25 de Abril, em Sergipe.