Conheça José Rodrigues, o próximo defensor público-geral do Amapá

Eleição ocorreu na segunda-feira, 21.

Por Jeanne Maciel
22 Fev de 2022, 2 anos atrás
Conheça José Rodrigues, o próximo defensor público-geral do Amapá

 

O defensor público, José Rodrigues dos Santos, será o primeiro defensor-público geral de carreira eleito pelos membros da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP). Após três anos do primeiro concurso público do estado para o cargo de defensor, José foi escolhido por eleição interna, ocorrida na segunda-feira, 21.

O pleito foi realizado de forma online, com um sistema desenvolvido pela DPE-AP. Apesar do processo eleitoral visar formação de lista tríplice, José Rodrigues foi o único candidato inscrito e, portanto, assumirá o cargo em Março deste ano.

Conheça José Rodrigues

Nascido em 6 de fevereiro de 1986 em Pimenteiras, interior do Piauí, José Rodrigues Dos Santos Neto é filho de sertanejos e cresceu na zona rural. Estudou até a terceira série com sua mãe ensinando em casa, pois a escola mais próxima ficava a 15 quilômetros de distância.

Morou nas cidades vizinhas, em casa de parentes, para continuar estudando e no ensino médio se mudou para Terezina. Na capital, trilhou seu futuro entrando para o curso de Direito na Universidade Federal do Piauí, o qual concluiu em dezembro de 2011.

José estagiou dois anos na Defensoria Pública, quando efetivamente se apaixonou pela carreira e resolveu que só prestaria concurso se fosse para a instituição.

Passou 5 anos advogando, mas decidiu parar e focar no que chama de sua “missão”. À época já estava casado e, junto com sua esposa, fez o concurso para a Defensoria Pública do Amapá.

Em 25 de março de 2019 veio a posse como defensor público do estado do Amapá na primeira turma de membros. José ficou lotado em um dos Núcleos mais necessitados do estado, em Vitória do Jari.

Aproveitou a oportunidade para conhecer quase todos os municípios da sua nova casa, pois sempre esteve à disposição da administração para cobrir alguma ausência de defensor.

Depois de Vitória do Jari, atuou no Núcleo Criminal de Santana, de setembro de 2019 até julho de 2020, quando veio para o Núcleo Criminal de Macapá, onde está até hoje.