Conquista: Núcleo de Família zera fila para atendimento em Macapá

Assistidos conseguem dar andamento no processo no mesmo dia.

Por Jeanne Maciel
11 Set de 2023, 9 meses atrás
Conquista: Núcleo de Família zera fila para atendimento em Macapá

 

Responsável por 30% da produtividade de toda a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), o Núcleo de Família de Macapá tem se aperfeiçoado para atender o grande volume de demandas da população. No mês de setembro, esse empenho gerou um resultado histórico para a instituição: a fila para atendimentos no Núcleo de Família foi zerada. 


Se antes havia um congestionamento devido a alta demanda do Núcleo, com a necessidade de agendamento de até 90 dias após a procura, hoje os assistidos conseguem dar andamento no processo no mesmo dia (caso estejam com todos os documentos necessários) ou podem escolher qualquer dia da semana para ser atendido, até mesmo o dia seguinte.  


Segundo a defensora pública Gleyseny Rodrigues, da 6ª Defensoria de Família, a fluidez dos atendimentos foi fruto de uma série de fatores, entre eles o gerenciamento do Núcleo, que passou a contar com dois defensores públicos nos peticionamentos iniciais, equipe qualificada de assessores jurídicos e estagiários, bem como a modernização do parque tecnológico da instituição. 


“O que acontecia é que o assistido era agendado para 60, 90 dias depois, acabava esquecendo desse agendamento, e vinha novamente para a fila. Hoje como o trabalho é efetivo, rapidamente ele é atendido, a petição é protocolada, então não tem mais essa necessidade de ficar retornando”, explicou a defensora pública. 


Hoje, a 5ª e 6ª Defensoria de Família de Macapá, que são responsáveis pelo atendimento inicial, contam com uma equipe de oito assessores jurídicos e quatro estagiários. 


“A fila foi gradualmente diminuindo com a alocação desses profissionais. Cada assessor atende seis pessoas pela manhã, e cada estagiário atende quatro pessoas, ao todo, temos vagas para 64 pessoas serem atendidas. Há também a possibilidade de mais 8 atendimentos, que são as extrapautas, aqueles casos urgentes”, disse Gleyseny. 


Com a posse dos novos defensores públicos e a reorganização da instituição, agora, o peticionamento inicial de Família contará com três defensores públicos. Segundo o defensor público-geral, José Rodrigues, o objetivo de ampliar o número de defensores públicos era zerar a fila, mas o propósito foi alcançado antes mesmo do terceiro membro iniciar o trabalho. 


“Atingimos essa meta antes mesmo do previsto. O assistido chegava na Defensoria e só poderia agendar, não era atendido de fato. Portanto, isso é um marco para nossa instituição e mostra o nosso compromisso de ofertar o melhor trabalho para a população”, expressou o defensor público-geral.