Corregedor-geral palestra na UNIFAP sobre direitos humanos na prática jurídica

Aula magna encerra a Semana do Calouro da instituição.

Por Ingra Tadaiesky
20 Jun de 2023, 11 meses atrás
Corregedor-geral palestra na UNIFAP sobre direitos humanos na prática jurídica

 

Os direitos humanos são a base da Constituição Federal de 1988, e ter conhecimento sobre eles é fundamental na prática jurídica. Pensando nisso, na noite da última segunda-feira, 19, o corregedor-geral da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), Eduardo dos Anjos, palestrou sobre o tema para os calouros de Direito da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

O evento encerrou a Semana do Calouro e deu início às aulas do semestre letivo da instituição. Para o corregedor, falar sobre direitos humanos é uma forma de promover o conhecimento e apresentar para os estudantes a missão da Defensoria Pública.

“Pensar que direitos humanos são direitos de bandidos é uma falácia e precisamos mudar isso. Direitos humanos são, essencialmente, a provisão de condições mínimas para uma vida digna. São direitos universais que não pertencem a uma nação ou a um povo específico, mas sim a todos os seres humanos”, explicou Eduardo.

Maria Clara Lemos é caloura e a aula magna foi seu primeiro contato com o curso que vai estudar pelos próximos anos.

“Eu gostei bastante da aula, me apresentou as principais funções da Defensoria Pública e todo o trabalho que eles fazem no estado. De uma forma geral, foi uma introdução muito proveitosa do curso e superou minhas expectativas”, finalizou a estudante.

Na ocasião, estiveram presentes ainda o coordenador e professora do curso de Direito da Universidade, Antonio Sabino e Helena Cristina Simões, além do promotor de justiça Marcelo dos Santos.