Corregedoria-Geral finaliza primeiro ciclo de correições presenciais no estado

A agenda, que iniciou em Macapá, encerrou no município de Oiapoque

Por Jeanne Maciel
06 Out de 2022, 2 anos atrás
Corregedoria-Geral finaliza primeiro ciclo de correições presenciais no estado

 

Visando proporcionar o acesso à justiça de maneira eficiente, célere e adequada, a Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) finalizou, na última terça-feira, 5, o primeiro ciclo de correições presenciais no estado. A agenda, que iniciou em Macapá, encerrou no município de Oiapoque, extremo norte do Amapá.

Na oportunidade, a Corregedoria-Geral conversou com membros e servidores da Defensoria Pública; com os juízes da Comarca de Oiapoque, Roberval Pacheco e Simone dos Santos; com o Promotor de justiça Hélio Paulo Santos Furtado; e com o representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fernando Pessoa.

A correição é um mecanismo utilizado pela Corregedoria para verificar a atuação funcional dos membros e servidores da Defensoria Pública, dialogar com os demais atores do sistema de justiça e conversar com os assistidos. É uma forma de prevenir, orientar e corrigir as ações, além de propor melhorias para os Núcleos.

O corregedor-geral, Eduardo dos Anjos, considerou o primeiro ciclo “um sucesso”. “Para nós o objetivo foi alcançado porque conseguimos visitar todas as comarcas, todos os núcleos e falar com todos os defensores públicos e servidores para verificar como o serviço está sendo prestado e pontuar eventuais necessidades de melhorias”, expressou o corregedor.

Agora, o passo seguinte será elaborar o relatório final da correição. “Vamos encaminhá-lo, tanto para os defensores públicos correicionados, como para a Administração Superior, para que as ações a serem tomadas sejam executadas pela gestão”, explicou Eduardo dos Anjos.

Participaram da correição em Oiapoque o corregedor-geral, Eduardo dos Anjos; o Defensor Auxiliar da Corregedoria-Geral, Lauro Miyasato; o assessor jurídico da Corregedoria-Geral, Eduardo Sótão e o motorista Edmilson Gomes.