Covid-19: DPE-AP solicita dados atualizados da cobertura vacinal em Mazagão

Defensoria Pública encaminhou ofício à prefeitura de Mazagão.

Por Jeanne Maciel
18 Jan de 2022, 2 anos atrás
Covid-19: DPE-AP solicita dados atualizados da cobertura vacinal em Mazagão

 

Considerando o aumento de casos de influenza e coronavírus, divulgado pelas autoridades sanitárias, as defensoras públicas Renata Guerra e Ana Luiza Botrel encaminharam, na última terça-feira, 17, um ofício solicitando à Prefeitura de Mazagão dados atualizados da cobertura vacinal do município.

Em dezembro de 2021, o site do Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker que prejudicou a plataforma de informações referentes à Covid-19 e a divulgação de dados oficiais do mapa de vacinação.

Segundo a defensora pública Renata Guerra, coordenadora do Núcleo Regional de Mazagão, “o conhecimento destes dados oficiais é de fundamental importância ante o aumento exponencial de novos casos de Covid-19 vivenciado em todo Estado”, pontuou.

“A Defensoria Pública entende importante acompanhar de perto as estratégias de busca ativa para vacinação, notadamente de populações que vivem em áreas rurais e ribeirinhas, no mencionado município, de modo a assegurar o direito fundamental à saúde, através da vacinação”, Renata.

A Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP) estipulou um prazo de cinco dias para que a prefeitura de Mazagão informe sobre a cobertura vacinal, bem como se há alguma estratégia de busca ativa da população para tomar a segunda dose e a dose de reforço da vacina.