Curso de balística da Defensoria Pública teve 380 participantes

O encerramento do “Defesa em Foco” aconteceu nesta quinta-feira, 29.

Por Ingra Tadaiesky
29 Fev de 2024, 2 meses atrás
Curso de balística da Defensoria Pública teve 380 participantes

 

O curso de balística promovido pela Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) chegou ao fim nesta quinta-feira, 29, após três dias intensos de imersão no universo da ciência forense. Contando com a participação de 380 pessoas, o evento ofereceu uma oportunidade de aprimoramento técnico em balística, proporcionando novas experiências para todos os envolvidos.

O “Defesa em Foco” foi organizado pela Escola Superior da Defensoria Pública (ESUDPE) e aconteceu de forma presencial na sede da DPE-AP, e online através do canal do YouTube da instituição. O evento contou com dois dos principais nomes da ciência forense nacional: Eliane Baruch, perita criminal da Polícia Científica de São Paulo e Daniel Soares, perito oficial criminal de Mato Grosso.

Esse foi o evento que estreou o auditório da nova sede administrativa da Defensoria e o defensor público-geral, José Rodrigues, ressaltou que o novo prédio estará sempre de portas abertas ao público.

“Desde o primeiro dia investimos massivamente na qualificação dos membros e servidores, e ter um auditório próprio é algo muito importante para que possamos dar prosseguimento à essa qualificação da melhor forma possível. Esse curso, por exemplo, transcendeu as portas da DPE-AP e tivemos a participação ampla de outras instituições e do público externo”, disse José.

Jefferson Teodósio, defensor público e diretor da ESUDPE, ressaltou a importância do curso no aprimoramento do conhecimento em balística para operadores do direito, principalmente para defensores públicos em atuação no Tribunal do Júri.

“A continuidade no aperfeiçoamento dos nossos membros e servidores é extremamente relevante, pois à medida que a ciência avança e as técnicas avançam é cada vez mais importante estar em constante atualização nas áreas que podem agregar para um melhor atendimento de nossos assistidos, principalmente em júris”, disse Jefferson.

Neiva Cardoso, a perita criminal e coordenadora do laboratório de balística da Polícia Científica do Amapá participou do evento em busca de atualizar seus conhecimentos.

“Conhecimento sempre agrega, às vezes pensamos que já sabemos de tudo mas vem um profissional com outros conhecimentos que diferem da nossa realidade e nos mostra que sempre podemos aprender. Com certeza essa troca e esse debate promovido pela Defensoria estão sendo muito enriquecedores para minha atuação”, disse Neiva.

O encerramento do curso de balística marca o término de três dias intensos de aprendizado e o início de uma jornada contínua de aprimoramento profissional. A expressiva adesão de profissionais de diversas áreas ressalta a importância de iniciativas como esta, que promovem um ambiente de evolução e troca de conhecimentos.