Daniel Soares fala sobre locais de crime no segundo dia do curso de balística promovido pela DPE-AP

Perito criminal oficial de Mato Grosso palestra para um público de 109 pessoas nesta quarta-feira, 28.

Por Ingra Tadaiesky
28 Fev de 2024, 2 meses atrás
Daniel Soares fala sobre locais de crime no segundo dia do curso de balística promovido pela DPE-AP

 

O segundo dia do evento "Defesa em Foco", promovido pela Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) através da Escola Superior da Defensoria Pública (ESUDPE), contou com a palestra do renomado perito oficial criminal de Mato Grosso, Daniel Soares. "Locais de crime: busca, identificação e coleta de vestígios de munições e armas de fogo" foi o tema abordado para o público de 109 pessoas que acompanharam o evento de forma presencial, na sede da DPE-AP e online, através da transmissão pelo YouTube da instituição.

 
Daniel é especialista em locais de crime, balística forense e análise de manchas de sangue. Em sua palestra, o perito apresentou a balística aplicada em locais de crime em um contexto geral, destacando o que pode ser utilizado e compreendido dentro da investigação criminal.

 
O perito explicou que possuir o conhecimento é extremamente relevante para que os defensores e operadores do direito saibam como extrair informações técnicas dos laudos periciais.


“A partir do momento que eles conseguirem compreender essas informações, eles podem auxiliar melhor os seus assistidos através da verdade e da justiça que são trazidos nos laudos periciais. Neles, a gente busca elementos materiais e através desses elementos materiais é possível comprovar as suas teses e suas teorias”, disse Daniel.

 
A defensora pública, Gabriela Carneiro, contou que os novos conhecimentos vão contribuir para a melhor análise dos processos, principalmente daqueles do Tribunal do Júri, que tendem a ser mais complexos.

 
“Foram várias horas de imersão no meio da perícia criminal que, com certeza, irão nos proporcionar uma atuação muito mais eficaz no dia a dia das audiências criminais e nos júris. Saber do que sei agora vai fazer uma total diferença em muitos casos, conseguindo até mesmo um maior índice de absolvição dos nossos assistidos”, disse a defensora.

 
Todos os mais de 100 participantes compartilhavam o mesmo desejo de aprendizado; no entanto, cada um tinha um objetivo próprio. Abner Israel, acadêmico do 6º semestre de direito, participou do evento com um propósito específico: agregar conhecimento para prestar concurso na área policial quando se formar.

 
“Eu estou adorando essas palestras e para quem quer prestar concurso público para área policial essa é uma oportunidade única, ainda mais com esses palestrantes que são muito renomados”, disse o estudante.

 
O evento proporcionou uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências, fortalecendo o compromisso dos defensores e assessores participantes com uma atuação mais qualificada e justa no âmbito da defesa pública e da justiça criminal. O legado deixado pelas palestras e debates certamente ecoará nas práticas profissionais de todos os presentes, impulsionando um maior entendimento e eficácia na análise dos processos judiciais.