Defensor Comunitário: DPE-AP cria projeto voltado para educação em direitos

Finalidade é capacitar lideranças comunitárias.

Por Jeanne Maciel
25 Jan de 2022, 2 anos atrás
Defensor Comunitário: DPE-AP cria projeto voltado para educação em direitos

 

O fortalecimento da justiça social começa quando a comunidade se conscientiza dos seus direitos e do seu papel enquanto cidadãos ativos. Dessa forma, o projeto Defensor Comunitário da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), pretende garantir a capacitação de lideranças comunitárias através da educação em direitos e aproximar essas pessoas da Defensoria Pública.

Para a criação do "Defensor Comunitário” foi definida uma comissão especial composta pelos defensores públicos Leonardo Guerino, Igor Valente, Roberto Coutinho, Jefferson Teodosio, Ricardo Oliveira e pela defensora pública Adegmar Loiola, responsáveis pela estruturação do projeto.

Segundo o defensor público Roberto Coutinho, o projeto Defensor Comunitário surgiu devido a “necessidade de maior empoderamento das comunidades", sobretudo na conscientização dos direitos que lhes são assegurados.

Com a capacitação, essas lideranças comunitárias poderão atuar como porta-vozes para auxiliar outras pessoas da comunidade, principalmente os mais vulneráveis, e através disso promover o trabalho de assistência jurídica da Defensoria Pública para que elas conheçam e procurem os seus direitos.