Defensor Público fala sobre atuação em causa autista na Câmara de Vereadores de Santana

Ativação do Centro de Referência para o Autista “Mundo Azul”, que vai atender 250 crianças, repercutiu no município.

Por Ingra Tadaiesky
24 Abr de 2023, 2 anos atrás
Defensor Público fala sobre atuação em causa autista na Câmara de Vereadores de Santana

 

Na noite da última quinta-feira, 20, o defensor público Roberto Coutinho falou para vereadores e pais de autistas sobre a atuação da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) na ativação do Centro de Referência em Autismo “Mundo Azul”, em Santana.

O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Santana, a convite da vereadora Socorro Nogueira.

O Centro de Referência para o Autista “Mundo Azul” estava sem atendimentos desde sua inauguração, em maio de 2022 e, graças à atuação da DPE-AP, foi ativado. O trabalho foi feito de forma extrajudicial em conjunto à Associação Santanense dos Pais e Amigos dos Autistas (ASSANDE), Conselho Estadual de Educação e outros órgãos.

“A atuação da DPE é focada nos interesses da comunidade. Ela é um agente de transformação social e um agente político não partidário que tem como norte a atuação extrajudicial buscando, sempre que possível, a conciliação de todos os poderes, como foi feito com a Mundo Azul”, explicou Roberto.

A vereadora Socorro Nogueira contou que o convite foi feito para  promover conhecimento sobre o espectro autista e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam essas pessoas. No último dia 2 de abril foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

“Precisamos buscar mecanismos para ajudar pessoas autistas, principalmente crianças, e o trabalho da Defensoria foi essencial para isso. É através dessas conversas, das audiências públicas, que a gente vai tentando encontrar o que pode melhorar a vida dessas pessoas”, finalizou a vereadora.