Defensor Público fala sobre atuação em causa autista na Câmara de Vereadores de Santana

Ativação do Centro de Referência para o Autista “Mundo Azul”, que vai atender 250 crianças, repercutiu no município.

Por Ingra Tadaiesky
24 Abr de 2023, um ano atrás
Defensor Público fala sobre atuação em causa autista na Câmara de Vereadores de Santana

 

Na noite da última quinta-feira, 20, o defensor público Roberto Coutinho falou para vereadores e pais de autistas sobre a atuação da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) na ativação do Centro de Referência em Autismo “Mundo Azul”, em Santana.

O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Santana, a convite da vereadora Socorro Nogueira.

O Centro de Referência para o Autista “Mundo Azul” estava sem atendimentos desde sua inauguração, em maio de 2022 e, graças à atuação da DPE-AP, foi ativado. O trabalho foi feito de forma extrajudicial em conjunto à Associação Santanense dos Pais e Amigos dos Autistas (ASSANDE), Conselho Estadual de Educação e outros órgãos.

“A atuação da DPE é focada nos interesses da comunidade. Ela é um agente de transformação social e um agente político não partidário que tem como norte a atuação extrajudicial buscando, sempre que possível, a conciliação de todos os poderes, como foi feito com a Mundo Azul”, explicou Roberto.

A vereadora Socorro Nogueira contou que o convite foi feito para  promover conhecimento sobre o espectro autista e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam essas pessoas. No último dia 2 de abril foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

“Precisamos buscar mecanismos para ajudar pessoas autistas, principalmente crianças, e o trabalho da Defensoria foi essencial para isso. É através dessas conversas, das audiências públicas, que a gente vai tentando encontrar o que pode melhorar a vida dessas pessoas”, finalizou a vereadora.