Defensor público-geral e subdefensora pública-geral recebem título de cidadão amapaense

José Rodrigues e Elena Rocha receberam o título pela carreira que vêm construindo à frente da DPE-AP.

Por Jeanne Maciel
24 Mai de 2023, 12 meses atrás
Defensor público-geral e subdefensora pública-geral recebem título de cidadão amapaense

 

A tarde desta segunda-feira, 22, foi de celebração aos importantes serviços que a Defensoria Pública do Amapá tem prestado à população. Com o plenário lotado de membros e servidores para prestigiar o momento, o defensor público-geral, José Rodrigues, e a subdefensora pública-geral, Elena Rocha, receberam o título de Cidadão Amapaense da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), pela carreira que vêm construindo à frente da instituição.

José Rodrigues e Elena Rocha são da primeira turma de defensores públicos de carreira do estado. Ambos assumiram a responsabilidade do cargo em 2019, quando a Defensoria Pública do Amapá começou a construir seu legado.

Membros da Defensoria Pública mais jovem do país, fazem parte da primeira gestão a funcionar nos moldes constitucionais. Desde 2022, têm trabalhado arduamente para consolidar a Defensoria Pública do Amapá como uma das melhores do país.

Sobre receber o título de cidadão amapaense, o defensor público-geral, José Rodrigues, disse que não há, sequer, palavras para descrever o momento.

"Eu não consigo descrever a emoção, não há palavras. Eu costumo falar com meus colegas, meus amigos, que se eu tivesse encontrado uma daquelas lâmpadas mágicas dos três desejos, eu não teria desejado tanto quanto o que o Amapá me deu", disse o defensor público-geral.

José ainda reiterou que há uma imensa gratidão ao estado que o acolheu. "Só tenho a agradecer a esse estado que me deu uma família linda, que me deu o trabalho que eu tanto amo. Vou retribuir trabalhando mais e mais", expressou José Rodrigues.

Em um discurso com muita emoção, a subdefensora pública-geral, Elena Rocha, disse que receber o título foi um dos momentos mais especiais em sua vida.

"Eu sou apaixonada por essa terra. Amapá me proporcionou a realização do meu sonho de ser defensora pública e tantas outras coisas maravilhosas que eu consegui em decorrência disso", afirmou a subdefensora pública-geral, Elena Rocha.

Segundo Elena, após 4 anos como defensora pública no Amapá, é uma grande felicidade poder ser Cidadã Amapaense.

"Quando me perguntarem 'Elena, dá onde você é?' eu vou dizer: Belo Horizonte, mas o meu lar é fácil de encontrar, é na esquina do rio mais belo com a linha do Equador. O nosso lar é onde o nosso coração está e o meu lar é o Amapá. Tenho muito orgulho de dizer que sou uma cidadã amapaense", expressou Elena Rocha.

A deputada estadual e presidente da ALAP, Alliny Serrão, encerrou a sessão dizendo estar muito feliz com o momento e que a homenagem à Defensoria Pública foi muito justa.

"Foi uma sessão que teve muita emoção, de declarações de muito amor ao nosso querido estado do Amapá. Fico muito feliz de ouvir os discursos com esse sentimento de verdade e de muito comprometimento pela nossa terra. Sei que ainda teremos muitas oportunidades de homenagear muitos defensores e defensoras pelo trabalho exercido", exaltou Alliny.

Conforme a Resolução nº 0124/2013, o título entregue aos defensores públicos é concedido a personalidades não naturais do Amapá, mas que pela relevância de seus serviços e incontestável benefício trazido ao povo amapaense, contribuíram para o seu desenvolvimento.