Defensor público palestra sobre direitos das pessoas autistas na Câmara de Vereadores de Santana

O evento foi organizado pela deputada estadual Liliane Abreu

Por Ingra Tadaiesky
06 Mai de 2023, 2 anos atrás
Defensor público palestra sobre direitos das pessoas autistas na Câmara de Vereadores de Santana

 

Na manhã desta sexta-feira, 5, o defensor público Roberto Coutinho palestrou na Câmara de Vereadores de Santana sobre a atuação da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) na luta autista e explicou para pais atípicos e comunidade escolar os direitos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O evento “Autismo, escola e família” foi organizado pela deputada estadual Liliane Abreu e contou também com palestras da conselheira estadual de educação, Rubenita Gonçalves, e da presidente da Associação Santanense de Pais e Amigos de Autistas, Glauciane Neves.

Roberto Coutinho explicou que a participação da sociedade civil organizada na causa autista é muito importante, pois possui a capacidade de mudar os rumos da vida de crianças e adolescentes.

“Nos últimos meses, a gente vem materializando a importância que essa organização direta tem na nossa comunidade. Hoje, realizamos uma nova conversa entre os atores da justiça e do poder público para assim aproximar mais os pais atípicos e a comunidade geral do poder público”, falou o defensor.

A organizadora do evento e deputada estadual, Liliane Abreu, diase que as palestras têm o objetivo de informar pais e profissionais da educação sobre como melhor atender crianças autistas.

“Nós temos uma parceria com a Defensoria Pública e foi muito importante a presença dela nesse evento, para trazer informação para a população para que a gente possa incluir efetivamente o autista na sociedade, a fim de conhecer seus direitos e acabar com a discriminação”, falou a deputada.

Rosineide Parente é mãe de duas crianças neurotípicas. Para ela, ter o espaço de debate é muito importante.

"Para mim, é essencial que pais tenham esse contato e saibam seus direitos e de suas crianças. Ser mãe atípica não é fácil, nós precisamos sempre estar informados”, finalizou a mãe.