Defensora pública do Amapá publica artigo na revista eletrônica ConJur

Artigo aborda o subfinanciamento da Defensoria Pública.

Por Jeanne Maciel
24 Fev de 2022, 3 anos atrás
Defensora pública do Amapá publica artigo na revista eletrônica ConJur

 

A defensora pública Júlia Lordêlo publicou o artigo “Vazio defensorial: patologia fruto do estado de coisas inconstitucional orçamentário” na revista eletrônica Consultório Jurídico (ConJur).

O artigo faz uma análise comparativa entre a Defensoria Pública e outras instituições que compõem o sistema de justiça brasileiro, revelando o desequilíbrio orçamentário.

Segundo a análise, “para o orçamento de 2021, os valores destinados à Defensoria Pública serão 313% menores que o orçamento do Ministério Público e 1.575,4% menores que o orçamento do Poder Judiciário.”

Júlia reitera que os ataques à Defensoria Pública e o subfinanciamento geram uma série de problemáticas que impactam desde o atrativo da carreira, até os assistidos desprivilegiados pelo baixo quantitativo de servidores.

“Nós precisamos de servidores, de profissionais de apoio e está sendo reiteradamente negado pela falta de orçamento”, disse Júlia. Ela aponta que isso tem sido “um grande impasse no crescimento da Defensoria Pública e na prestação do serviço adequado para a população”.

O artigo completo pode ser acessado em conjur.com.br .