Defensora Pública fala sobre a garantia de direitos de pacientes oncológicos em Fórum sobre Câncer no Amapá

5º Fórum Todos Juntos Contra o Câncer- Norte e Nordeste aconteceu nos dias 27 e 28 de julho.

Por Ingra Tadaiesky
29 Jul de 2023, 10 meses atrás
Defensora Pública fala sobre a garantia de direitos de pacientes oncológicos em Fórum sobre Câncer no Amapá

 

A defensora pública do Amapá, Marcela Fardim, palestrou no 5º Fórum Todos Juntos Contra o Câncer- Norte e Nordeste (TJCC), sobre a garantia de direitos de pacientes oncológicos no estado do Amapá. O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de julho e teve o objetivo de debater o acesso universal e igualitário à saúde em todo o Brasil.
Ao lado de especialistas e autoridades no tema, Marcela falou sobre seu trabalho e os entraves que encontra quando pacientes com câncer procuram a Defensoria Pública do Amapá para garantir seus tratamentos pelo Sistema Único de Saúde. A defensora também apresentou relatos da atuação da DPE-AP na luta por procedimentos e medicações de pacientes oncológicos.
“No resto do Brasil é discutido o acesso à procedimentos e remédios caros. Aqui no Amapá nos falta o mínimo, lutamos pelo esparadrapo. Existe uma desigualdade muito grande de acesso à saúde e ela se intensifica quando se trata de pacientes com câncer”, falou a defensora.
Celenita Brito é da Associação Pacientes Oncológicos Unidos Pela Vida e Pelo Amor- APOUVA e foi diagnosticada com câncer de mama há 5 anos. Ela contou que encontrou dificuldades para realizar o seu tratamento.
“O tratamento oncológico é caro e com um salário mínimo é impossível manter uma casa e ainda se tratar. Enfrentei muitas dificuldades para conseguir meu tratamento, passei por muito descaso público e ter essas palestras hoje significa muito, porque assim dão visibilidade para esse tema tão importante”, desabafou Celenita.
O Fórum contou com a presença do médico oncológico, Drauzio Varella, para contribuir com o debate, além de outros médicos, hospitais, pacientes, organizações da sociedade civil, representantes da justiça e outros sujeitos relacionados ao debate oncológico.
O TJCC é um movimento da sociedade civil brasileira composto por mais de 300 instituições e é liderado pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE). O 5° Fórum TJCC em Macapá é fruto da parceria com a ONG Carlos Daniel (AP) e o Instituto Roda da Vida (CE).