Defensora Pública palestra sobre abuso sexual no Workshop Maio Laranja em Santana

O evento ocorreu no Fórum de Santana.

Por Jeanne Maciel
18 Mai de 2022, 2 anos atrás
Defensora Pública palestra sobre abuso sexual no Workshop Maio Laranja em Santana

 

Na manhã desta quarta-feira, 18, a defensora pública Rebeca Ramos, do Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente, ministrou a palestra “Abuso Sexual: proteção no meio jurídico” no workshop “Maio Laranja: aspectos legais e psicossociais no combate ao abuso e à exploração infantojuvenil”, realizado pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP) em parceria com Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP). O evento ocorreu no Fórum de Santana.   

Durante a palestra, a defensora pública enfatizou a importância do acolhimento para a não revitimização das crianças e adolescentes.  

“Temos que estar atentos aos mínimos sinais, em casos de crianças muito pequenas, elas nem sabem que aquilo é errado. É importante compreender a situação e acolher sem culpá-la”, disse Rebeca Ramos.    

Foram abordados temas como a evolução do tratamento jurídico para crianças e adolescentes, tipos de abuso e medidas jurídicas cabíveis, além do papel da Defensoria Pública em favor de vítimas desse crime.   

Além da defensora pública Rebeca Ramos, também ministraram palestras a promotora de Justiça Fábia Regina e as psicólogas Marciene Lobato e Laiza Naiara.