Defensora pública palestra sobre os efeitos da pandemia na prática jurídica, na Unifap

Palestra faz parte do projeto contínuo Defensoria+Perto

Por Ingra Tadaiesky
05 Mar de 2024, 4 meses atrás
Defensora pública palestra sobre os efeitos da pandemia na prática jurídica, na Unifap

 

Na manhã desta terça-feira, 5, a defensora pública Thalita Araújo apresentou a palestra “Efeitos da Pandemia na Prática Jurídica” para acadêmicos de direito da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A palestra fez parte do projeto contínuo da Escola Superior da Defensoria Pública (ESUDPE), o Defensoria+Perto.

Durante sua apresentação, Thalita abordou os procedimentos adotados pelo Poder Judiciário no país durante a pandemia da Covid-19, destacando que o grupo mais prejudicado foi o das pessoas vulneráveis que precisavam acessar seus direitos.

“Enquanto estava determinada a suspensão de prazos processuais e o regime de teletrabalho, as pessoas que buscavam o poder judiciário era em razão de uma violação de direitos, porque a vida dessas pessoas não se encontrava suspensa. Essas pessoas continuavam tendo que trabalhar para garantir seu sustento e precisavam acessar o sistema de justiça em busca do resguardo dos seus direitos fundamentais e, muitas vezes, era o direito à saúde”, disse a defensora.

O evento foi marcado pela troca de experiências e conhecimentos. Para a acadêmica de direito Lizandra Assis, do 6º semestre, a aproximação com a atuação da Defensoria proporcionou uma nova perspectiva sobre o direito.

“Eu gostei muito da palestra porque pude ver que o direito nos dá a oportunidade de ajudar o próximo e de entender que não é só um processo, é a vida de uma pessoa que está ali e a partir disso podemos, de fato, mudar a vida de alguém”, comentou a estudante.

O Defensoria+Perto leva palestras e debates sobre temas jurídicos e a atuação da Defensoria Pública para instituições de ensino.

“Estar perto dos acadêmicos promove uma aproximação entre quem ainda está estudando e a nossa instituição, para que isso sirva de incentivo para que essas pessoas estejam cada vez mais ligadas à Defensoria Pública e, quem sabe, futuramente sejam os novos defensores para nossa população”, finalizou Thalita.

A palestra proporcionou um espaço para reflexão e aprendizado sobre os impactos da pandemia na prática jurídica e também fortaleceu a relação entre a Defensoria Pública e a comunidade acadêmica. Este tipo de interação entre teoria e prática contribui para a formação de uma nova geração de operadores do direito comprometidos com a justiça social e a defesa dos direitos humanos.