Defensoras públicas palestram na Semana Nacional das Ciências Jurídicas da Faculdade Estácio

Palestras ocorreram nos polos Estácio Amapá e Estácio Macapá.

Por Jeanne Maciel
19 Out de 2023, um ano atrás
Defensoras públicas palestram na Semana Nacional das Ciências Jurídicas da Faculdade Estácio

 

A aproximação da comunidade acadêmica é um dos principais projetos executados pela Escola Superior da Defensoria Pública do Amapá (ESUDPE). Na noite de quarta-feira, 18, a instituição esteve presente novamente, desta vez na Semana Nacional das Ciências Jurídicas da Faculdade Estácio com duas palestras simultâneas. As defensoras públicas Nicole Vasconcelos, do Núcleo de Família de Macapá, e Thalita Araújo, do Núcleo Cível de Macapá, ministraram as aulas para os acadêmicos dos polos Estácio Macapá e Estácio Amapá, localizados no centro e na zona sul da capital.


A defensora pública Nicole Vasconcelos levou para a Estácio Macapá a temática “O Papel do Direito na Construção de Sociedades Pacíficas”. Durante a palestra, Nicole falou sobre o papel da Defensoria Pública e as atividades que a instituição tem desempenhado nos últimos quatro anos que contribuíram para uma comunidade mais pacífica. 


Para a defensora pública é fundamental que os acadêmicos conheçam mais sobre a atuação da Defensoria. “Quando promovemos essa divulgação e promovemos conhecimento sobre a atuação da instituição nas universidades, permitimos que esses bacharéis em direito possam ser futuros defensores, assessores e parceiros da Defensoria Pública”, pontuou. 


Empossada em agosto, a defensora pública Thalita Araújo palestrou pela primeira vez para a comunidade acadêmica de Macapá. Thalita, que esteve lotada na Defensoria de Saúde, levou o tema “A Intervenção Judicial Como Garantia da Efetivação do Direito à Saúde no Amapá” para a faculdade Estácio Amapá. 


“É muito importante manter essa proximidade com a comunidade acadêmica, acredito que esse intercâmbio, essa troca de informações e experiências, agrega tanto para quem está como ouvinte, quanto para quem palestra. Promove uma oxigenação das ideias, novos debates, contribuindo também para a nossa atuação”, expressou Thalita. 


O acadêmico do 2º semestre de direito, Renato Nogueira, esteve presente na palestra realizada pela defensora Thalita e contou que saber mais sobre a atuação da DPE o fez ter vontade de seguir na carreira. “Foi uma palestra muito interessante, já tenho vontade de fazer concurso público e com certeza, quando me formar, vou tentar para defensor público”, disse o estudante