Defensoras públicas participam da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Laranjal do Jari

Silvia Pittigliani e Camila Freire palestraram sobre o tema "Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro"

Por Caroline Mesquita
27 Mar de 2025, 5 dias atrás
Defensoras públicas participam da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Laranjal do Jari

No dia 20 de março de 2025, as defensoras públicas Silvia Pittigliani e Camila Freire palestraram na 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em Laranjal do Jari, abordando o tema "Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro".

A conferência, realizada nos dias 20 e 21 de março no auditório da Paróquia Santo Antônio, integra a etapa preparatória para as fases estadual e nacional do evento. O tema central foi “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação!”, com debates sobre cinco eixos voltados ao financiamento, direitos, proteção, qualidade de vida e políticas públicas para a população idosa.

As defensoras palestraram no quinto eixo temático. Para Silvia Pittigliani, a participação da Defensoria é essencial para fortalecer o debate e implementar políticas públicas voltadas aos idosos.

“Este é um momento importante para os munícipes de Laranjal do Jari. A partir daqui, iniciamos os diálogos para a criação e fortalecimento de políticas públicas que garantam a proteção e a dignidade desse grupo social, que se encontra em situação de vulnerabilidade”, destacou a defensora.

Camila Freire enfatizou o êxito do evento e a ampla participação da população idosa na formulação de propostas para fortalecer a rede de proteção ao idoso.

“O Conselho de Direitos da Pessoa Idosa e a própria conferência são instrumentos essenciais para a concretização da democracia participativa e do protagonismo social. A Defensoria Pública seguirá atuando em prol da sua consolidação”.

As propostas debatidas seguirão para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para o terceiro bimestre de 2025, e posteriormente para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CONADIPI), que ocorrerá de 5 a 8 de novembro, em Brasília.