Defensoria alerta assistidos para golpes e fraudes virtuais

O contato da Defensoria com os assistidos acontece somente pelo telefone institucional oficial e pelos contatos dos Núcleos Regionais.

Por Caroline Mesquita
12 Mar de 2025, 3 semanas atrás
Defensoria alerta assistidos para golpes e fraudes virtuais

 

Em virtude da crescente incidência de golpes e fraudes virtuais, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) alerta a população sobre novos tipos de crimes que têm sido praticados contra cidadãos do estado. Recentemente, assistidos da instituição foram contatados via WhatsApp por golpistas que se passaram por defensores públicos, pedindo fotos e vídeos de documentos, sob a alegação de que as vítimas teriam "ganhado" causas judiciais e precisam enviar seus dados para receber valores relacionados a essas ações.

A DPE-AP alerta que só entra em contato com os assistidos pelo seu telefone institucional oficial (96) 98133-0422, ou pelos contatos dos Núcleos Regionais da Defensoria, que estão disponíveis no site da instituição. Além disso, é importante destacar que todos os serviços são gratuitos. 

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é celebrado em 15 de março e a DPE-AP participa da Campanha Nacional de Prevenção e Informação sobre Golpes e Fraudes Bancárias, promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais - CONDEGE.

Segundo o Instituto DataSenado, golpes digitais atingem 24% da população brasileira, o que representa mais de de 40,85 milhões de pessoas que tiveram perdas financeiras devido a crimes como clonagem de cartões, fraudes na internet e invasão de contas bancárias.

A Defensoria Pública do Amapá reforça as seguintes orientações para evitar cair em golpes:

  1. Cuidado com ligações, e-mails e mensagens de WhatsApp suspeitas: Não compartilhe dados pessoais, como números de documentos e senhas, com desconhecidos ou por canais não oficiais.
  2. Evite clicar em links de fontes não confiáveis: Nunca acesse sites ou links enviados por desconhecidos ou por canais suspeitos.
  3. Verifique a autenticidade de instituições e lojas: Antes de compartilhar informações, consulte os canais oficiais de contato das empresas ou bancos. Certifique-se de que o site seja legítimo, e, se possível, verifique o CNPJ da instituição.
  4. Não realize transferências sem confirmar informações: Nunca deposite ou "devolva" valores solicitados por terceiros sem antes confirmar com a instituição financeira, por meio dos canais oficiais de atendimento.
  5. Desconfie de ofertas tentadoras: Situações urgentes, promessas de grandes oportunidades de ganho ou descontos acima da média são frequentemente usados por golpistas para enganar as vítimas.

A DPE-AP reitera que, em nenhuma hipótese, os defensores públicos ou servidores da instituição solicitam documentos pessoais em números desconhecidos, apenas nos números institucionais. Em caso de qualquer suspeita de golpe, a orientação é que os cidadãos entrem em contato com a Defensoria através dos canais oficiais de atendimento e já bloqueiem e denunciem o número do golpe no próprio WhatsApp, e protejam-se contra fraudes virtuais.