Defensoria assina Pacto Estadual pela Primeira Infância

Iniciativa busca trabalhar de forma interinstitucional a proteção da infância.

Por Jeanne Maciel
28 Jun de 2023, 11 meses atrás
Defensoria assina Pacto Estadual pela Primeira Infância

 

Visando a garantia de direitos e dignidade das crianças de 0 a 6 anos, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) assinou, na segunda-feira, 26, o Pacto Estadual pela Primeira Infância. A iniciativa busca trabalhar de forma interinstitucional a proteção da infância nos aspectos importantes para o desenvolvimento integral das crianças.

Segundo o defensor público-geral, José Rodrigues, a DPE-AP sempre priorizou a área da Infância, e agora, junto com todos os outros órgãos, poderes e instituições, firma o compromisso de avançar, de forma eficaz, nas ações de proteção às crianças.

“Sempre demos prioridade para a infância, prova incontestável é que o único Núcleo especializado que temos defensor titular é do da Criança e Adolescente, com três defensores públicos designados para essa função”, pontuou José Rodrigues.

“Além disso, temos outras pequenas ações que trazem um resultado prático muito bom. Inauguramos a primera sala de amamentação de órgão público do estado, por exemplo. Quando você cria um ambiente adequado para amamentação, você tá priorizando a primeira infância”, concluiu o defensor público-geral.

Além da Defensoria Pública, o Pacto Estadual foi assinado pelo Governo do Amapá, Assembleia Legislativa do Amapá; Ministério Público do Amapá (MP-AP); Tribunal de Contas do Amapá (TCE/AP); Associação dos Municípios do Amapá (Ameap) e Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), que passa a coordenar as ações.

A solenidade de assinatura ocorreu na Assembleia Legislativa e contou com palestras do Doutor em Saúde Coletiva, Sebastião Helvecio Ramos de Castro, e da professora associada do departamento em saúde pública da Universidade Federal do Ceará, na faculdade de Medicina, Márcia Machado.