Defensoria atende 82 pessoas na 149ª Jornada Fluvial do Bailique

As principais demandas foram na área de família.

Por Ingra Tadaiesky
03 Abr de 2025, 22 hrs atrás
Defensoria atende 82 pessoas na 149ª Jornada Fluvial do Bailique

 

De 24 a 29 de março, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) esteve na 149ª Jornada Fluvial do Bailique, promovida pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). Durante a ação, a DPE-AP realizou atendimentos e orientações jurídicas para 82 pessoas do arquipélago.

Guarda, curatela, cobrança e pedido de pensão alimentícia foram as principais demandas atendidas pela Defensoria na Jornada.

Carlos Marques, defensor público que atuou na ação, explicou que a população do Bailique vive em uma região muito isolada, que só recebe o sistema de justiça e órgãos de atendimento e serviço ao público 3 vezes ao ano durante as Jornadas Fluviais e, se não fossem essas ações, seriam pessoas que nunca teriam seus direitos assegurados.

“A nossa atuação permitiu que estejamos próximos e em contato com essa comunidade ribeirinha que é tão carente de estrutura, de serviços e políticas públicas. Esse contato com a Defensoria mostra que essas pessoas existem, que elas são importantes e que existe uma instituição que está pronta para reconhecer essa existência e buscar a cidadania delas, seus direitos e dignidade”, disse Carlos.

Segundo o defensor, mesmo que tenham sido realizados 82 atendimentos, muito mais pessoas foram impactadas pela Defensoria através do contato em orientações e em rodas de conversa.