Defensoria Em Todos os Cantos: Governo Federal lança plano para fortalecer a Defensoria Pública

Plano Nacional inicia com destinação de R$ 50 milhões para estruturação da Defensoria.

Por Ingra Tadaiesky
21 Mai de 2024, 2 meses atrás
Defensoria Em Todos os Cantos: Governo Federal lança plano para fortalecer a Defensoria Pública


Na segunda-feira, 20, o Governo Federal lançou o Plano Nacional Defensoria em Todos os Cantos que destina R$ 50 milhões para a estruturação da Defensoria Pública em 2024. O anúncio fez parte das comemorações do Maio Verde, mês em que se celebra a Defensoria Pública, a Defensora e o Defensor Público. Esse investimento visa a ampliação do acesso à justiça, por meio de ações itinerantes e criação de novos postos de atendimento comunitário.

O defensor público-geral do Amapá, José Rodrigues, estave em Brasília, ao lado dos demais membros do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), para o lançamento do Plano e ressaltou a importância do Governo Federal colocar a Defensoria Pública em pauta.

“A Defensoria Pública está sendo vista pelo Governo Federal como a maior ferramenta de transformação social do Brasil e a partir dessa percepção ele chama pra si a co-responsabilidade de estruturar a instituição. Então, esse é um momento de muita alegria e representa um marco que seguramente vai trazer um resultado muito positivo no acesso à justiça no país”, declarou o DPG.

Após a assinatura, o ministro Ricardo Lewandowski enalteceu o trabalho da Defensoria Pública, considerando o órgão uma das “criações mais promissoras da Constituição de 88”. Ele ainda destacou que o Plano abre caminhos para o fortalecimento das Defensorias Públicas no país.

“É claro que esse é o pontapé inicial e muito há a fazer ainda, mas é importante que se diga que a equipe do Ministério, certamente também a equipe da Defensoria Pública, nos permitiu lograr esse êxito inicial”.

O Defensoria em Todos os Cantos foi estruturado a partir de uma parceria entre Ministério de Justiça e Segurança Pública e Condege. A proposta feita pela Secretária Nacional de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Sheila Carvalho, foi pauta no “Condege no Meio do Mundo”, realizado no Amapá em março deste ano.

“Temos a missão de manter um mecanismo institucional capaz de atender as demandas de acesso à justiça no Brasil. É uma tarefa para fazermos juntos. A Defensoria é uma instituição potente, para que a gente concretize esse sonho de forma mais digna, mais real e mais eficaz no Brasil”, disse a secretária nacional quando esteve no Amapá.

“Acho bastante significativo que todos os eixos que compõem o Plano lançado pelo Ministério da Justiça foram colhidos e produzidos pela própria Defensoria Pública, todos os objetivos estratégicos do plano são oriundos das experiências e atuações consolidadas e consagradas pela própria instituição”, disse José.


EIXOS TEMÁTICOS

O Plano Nacional Defensoria em Todos os Cantos visa fortalecer e nacionalizar as ações exitosas da Defensoria Pública e avançar sobre lacunas identificadas para criação e/ou aperfeiçoamento de projetos voltados à política de justiça. Para isso, o programa deve contemplar três eixos prioritários:

Universalização dos serviços de acesso à justiça pela Defensoria Pública em todas as comarcas.

Ampliação dos serviços de acesso à justiça itinerantes da Defensoria Pública.

Apoio a projetos direcionados para o acesso à justiça de grupos em maior situação de risco e vulnerabilidade.

No Brasil, há aproximadamente 48 milhões de pessoas sem acesso aos serviços jurídicos, segundo dados levantados pela Pesquisa Nacional da Defensoria Pública, realizada pelo Condege em 2023. Com o investimento nos eixos prioritários a tendência é a diminuição deste número e a expansão do acesso à justiça por todo o território nacional.