Defensoria lança Exposição “Amazônia Viva - Pelos Olhos de Quem Conhece e Cuida”

Exposição de Débora Almeida destaca a conexão entre a cultura indígena e a preservação ambiental da Amazônia.

Por Caroline Mesquita
18 Mar de 2025, 2 semanas atrás
Defensoria lança Exposição “Amazônia Viva - Pelos Olhos de Quem Conhece e Cuida”

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) lançou, na manhã desta terça-feira, 18, em sua galeria, a exposição “Amazônia Viva - Pelos Olhos de Quem Conhece e Cuida”. Ambientada com sons da floresta, a inauguração da mostra conta com 18 obras da artista plástica e artesã Débora Almeida.

As peças são compostas por cocares indígenas, que, em seu interior, abrigam animais em risco de extinção. O cocar simboliza a conexão entre a cultura indígena e a Amazônia. O objetivo das obras é provocar uma reflexão sobre o desmatamento, a extinção de animais silvestres e estimular a conscientização sobre a preservação da Amazônia, bem como a proteção da fauna e flora.

O defensor público-geral, José Rodrigues, elogiou a exposição, afirmando que ela é uma das mais lindas já apresentadas na Galeria da Defensoria e que está muito alinhada aos objetivos da instituição.

“Sobretudo os Direitos Humanos, os direitos fundamentais, e o direito à preservação do meio ambiente, que é um dos objetivos da Defensoria Pública”, pontuou o gestor.

Débora Almeida explicou um pouco sobre sua obra para os servidores presentes. “Cada animal deste está em perigo de extinção, então é importante que a gente tenha essa conscientização para que possamos tratar melhor o meio ambiente e os nossos animais.”

A mostra está disponível para visitação na Galeria da Defensoria. Para informações sobre vendas, o contato é (96) 98415-8242, com Débora Almeida.